Especialista em governança questiona federações de esporte: “Núcleo de poder”
A especialista da CNN Esportes S/A, Fabiana Bentes, destacou que certas entidades representam obstáculos às transformações estruturais no setor.
A atuação das federações esportivas no Brasil recebeu críticas da presidente da Sou do Esporte. A organização, coordenada pela jornalista, busca fortalecer o setor esportivo, e como base, propõe a governança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na CNN Esportes S/A, de domingo (24), Fabiana Bentes declarou que a estrutura vigente dificulta progressos relevantes no setor.
Ela argumenta que as entidades mantêm-se em um modelo fechado, exercendo influência direta sobre as decisões das confederações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temos uma questão séria, que são as federações esportivas. (…) As federações, elas são, digamos, núcleos de poder e bastante fechadas.
Fabiana ressaltou que qualquer alteração estatutária depende do aval dessas instituições e, por conseguinte, elas exercem grande parte do poder decisório.
Leia também:
Morte trágica de Ben Austin, jovem jogador de críquete, choca a Austrália e relembra Phil Hughes
Mundial de Taekwondo: Milena Titoneli é vice-campeã e conquista prata na categoria até 67kg
União Internacional de Patinação investiga uso de “brinquedo-míssil” por patinadores chineses
Qualquer presidente da CBF ou de uma confederação que deseje implementar alterações estatutárias necessita do apoio dos votos das federações. Dessa forma, essas federações, caso não concordem com a mudança, não a farão, afirmou.
A presidente destacou que a responsabilidade por barreiras no esporte não deve recair unicamente sobre as confederações.
Às vezes, em qualquer ambiente esportivo, responsabiliza-se a confederação, mas nem sempre é assim. As federações são que são responsáveis por essa mudança estatutária, lembrou.
As Sociedades em Regime de Lucro Real Simplificado (SAF-RS) e a governança exigem atenção especial, com foco na gestão eficiente dos ativos, na transparência das operações e no cumprimento das obr
Em relação às Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), Fabiana avaliou a nova era de criação como um movimento de fortalecimento da governança.
As SAFs têm orientado essa questão da governança, da transparência e da sustentabilidade.
Ela explicou que a inclusão das SAFs promoveu maior profissionalização e gerou debates sobre gestão que vão além do futebol.
A presidente afirma que o modelo das sociedades pode ser um caminho para consolidar mudanças.
A inclusão das SAFs introduz profissionalização. Ela proporciona um entendimento econômico para o esporte, o que, por vezes, as entidades federativas não compreendem.
Esporte como setor econômico
A especialista também defendeu que o esporte deve ser compreendido como parte da economia, como acontece em outros países.
A China e os Estados Unidos, elas não consideram o esporte como um projeto social. Elas o veem como um projeto econômico, afirmou.
Fabiana reiterou que o país deve aproveitar o momento para progredir.
O cenário presente, considerando o conhecimento de dados e as tendências do setor esportivo, representa um convite para uma nova abordagem.
Não se pode mais morrer na praia durante a prática esportiva. O que ocorre é que as pessoas morrem na praia.
CNN Esportes S/A
Com Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte, o CNN Esportes S/A atinge a 105ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa trata dos bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em destaque, os temas mais relevantes do universo do futebol, sob a ótica da economia e dos negócios.
Jovens acompanham menos futebol? Pesquisa revela.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












