Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Cultura
  3. Especialista em cuidados paliativos comenta sobre a relevância de acolher as emoções em relação ao luto de Preta Gil

Especialista em cuidados paliativos comenta sobre a relevância de acolher as emoções em relação ao luto de Preta Gil

A artista faleceu no domingo passado, devido a um câncer; ao longo de sua vida, ela se opôs à homofobia, ao racismo e ao machismo.

Por: Ana Carolina Braga

22/07/2025 2:07

3 min de leitura

Especialista em cuidados paliativos comenta sobre a relevância de acolher as emoções em relação ao luto de Preta Gil
(Imagem de reprodução da internet).

A perda da cantora e atriz Preta Gil, aos 50 anos, por causa de um câncer no intestino, provocou um luto generalizado, motivado por sentimentos de identificação, recordações e carinho, segundo a jornalista Juliana Dantas, especialista em cuidados paliativos, morte e luto, e sócia e diretora de comunicação do Movimento inFINITO e do Instituto Ana Michelle Soares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela ressaltou a força do legado da artista e a importância de oferecer apoio a quem se sente impactado.

Cada indivíduo demonstra suas emoções de maneira distinta, sendo fundamental que, como sociedade, possamos oferecer esse espaço para que as pessoas ouçam, se expressem e nomeiem suas sensações.

Leia também:

Blog post image

Curta, filme gravado na periferia de Porto Alegre, é selecionado para mostra nacional do Festival de Gramado

Blog post image

Em Lajedo (PE), museu disponibiliza cursos gratuitos para artesãos da cultura do Agreste utilizarem recursos públicos

Blog post image

Tribunal julga que o Sambódromo é propriedade da Prefeitura do Rio

Dantas acredita que o vínculo do público com Preta Gil se deve à transparência com que ela compartilhou sua trajetória nas redes sociais e em entrevistas. “Às vezes subestimam esse tipo de luto. E é o contrário, a conhecíamos muito, porque especialmente ela teve um caráter de transparência, de autenticidade. Fomos tendo a oportunidade de nos identificarmos e nos vermos na Preta Gil”, indica.

Ainda segundo ela, indivíduos com doenças graves podem, por meio do luto, intensificar o medo de desenvolver a enfermidade, o receio do futuro ou a recordação de familiares que faleceram em situações parecidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de todos os acessos e vantagens financeiras que possuía, foi difícil para ela superar as dificuldades. São sensações muito complexas, de angústia e de esperança, com momentos de grande fé e de desânimo.

Em relação ao câncer, a especialista critica o uso de alguns termos comuns, como metáforas de guerra. “Não falar que são guerreiras, que perderam a batalha contra o câncer, porque primeiro que não seria uma luta, não seria uma luta justa. A Preta não perdeu, ela só ganhou, e as principais batalhas que ela de fato travou foram contra o racismo, contra a homofobia, contra a gordofobia, contra a misoginia”, relembra.

Cuidados paliativos visam aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves e incuráveis, focando no alívio dos sintomas e no suporte emocional e social do paciente.

Dantas afirma que os cuidados paliativos devem estar presentes desde o diagnóstico de uma doença grave. Ela complementa que é preciso “colocar o paciente como protagonista de sua história, olhando para esse paciente como um todo. Quem essa pessoa é para além de sua biologia, para além de seu diagnóstico, para além de um órgão doente?”

Ela destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza esse tipo de atendimento, porém de maneira restrita. “Temos aproximadamente 10% das equipes que seriam necessárias, sendo que mais da metade disso é no SUS. Existe uma política pública desde maio do ano passado que estabelece diretrizes e orçamento para a criação de 1.300 novas equipes no SUS, mas, mais de um ano depois, nenhuma dessas equipes iniciou suas atividades”, lamenta.

A especialista ressalta que a desinformação ainda constitui um obstáculo. “Cuidados paliativos são um benefício, um direito, e não um abandono, porque muitas vezes parece ser uma solução improvisada e na verdade é realizado quando temos muitas coisas a fazer, quando temos uma pessoa a ser cuidada, uma família a ser cuidada”.

No Instagram, Juliana Dantas divulga informações e reflexões acerca do luto e dos cuidados paliativos nas páginas do Movimento inFINITO e do Instituto Ana Michelle Soares. “Estamos buscando traduzir, tentando naturalizar essa conversa, que é difícil, mas é necessária”, afirma.

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Juliana DantaslutoPreta Gilsofrimento
Foto do Ana Carolina Braga

Autor(a):

Ana Carolina Braga

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Imagem do post

Mais Notícias

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

21/07/2025 22:39 | 1 min de leitura

● O ministro Moraes enfatiza que Bolsonaro não pode utilizar as redes de maneira direta ou indireta

21/07/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Quais os sinais que indicaram o câncer que levou Preta Gil?

21/07/2025 13:19 | 2 min de leitura

● Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul julga que há relação de emprego entre motorista e Uber

21/07/2025 16:09 | 1 min de leitura

● AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

21/07/2025 18:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!