Erupção vulcânica ocorre na Islândia pela nona vez desde o final de 2023
A comunidade próxima ao vulcão foi evacuada; a mídia local informa que não há efeito nos voos internacionais.

Um vulcão na Península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, teve uma erupção nesta quarta-feira 16, marcando a nona vez desde o final de 2023, de acordo com o anúncio das autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Transmissões em vídeo ao vivo exibem a saída de lava por uma fenda no terreno. A erupção teve início pouco antes das 4h da manhã locais (1h em Brasília), informou o Escritório Meteorológico da Islândia.
A emissora de televisão RUV comunicou que a cidade portuária de Grindavík, próxima, foi evacuada.
Leia também:

A NBA está considerando ampliar o número de times, segundo o comissário

Comissão Europeia apresenta plano financeiro para o próximo ciclo orçamentário

Alckmin recebe empresas americanas e afirma ter respaldo para desfazer a alta tarifária de Trump
Até o final de 2023, a grande maioria dos 4 mil habitantes de Grindavík fora evacuada, logo antes da primeira erupção vulcânica na área. Posteriormente, quase todas as residências foram adquiridas pelo governo e a população remanescente partiu.
As erupções dos vulcões da península não ocorriam há oitocent anos, até março de 2021, quando iniciou-se um período de aumento da atividade sísmica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os cientistas da vulcanologia consideram que a atividade vulcânica na área iniciou uma nova fase.
A RUV indica que essa erupção não interfere nos voos internacionais.
Em 2010, uma erupção vulcânica em outra região da Islândia provocou um caos global nos transportes, devido às cinzas lançadas na atmosfera que obrigaram ao fechamento do espaço aéreo europeu.
A Islândia possui 33 sistemas vulcânicos ativos, mais do que qualquer outro país europeu.
Situada na Dorsal Mesoatlântica, uma falha oceânica que divide as placas tectônicas eurasiática e norte-americana, provoca terremotos e atividades vulcânicas.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.