O comandante de um navio cargueiro que transportava aproximadamente 3 mil veículos, entre eles 800 elétricos, ordenou a evacuação da embarcação na costa do Alasca após um incêndio a bordo, informou a operadora Zodiac Maritime na quarta-feira (4).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tripulação de 22 pessoas foi evacuada com segurança do navio após a falha em extinguir o incêndio, conforme declarado pela empresa, que se concentrou na resgate da embarcação. Eles partiram por meio de um bote salva-vidas e foram transferidos para um navio cargueiro próximo em parceria com a Guarda Costeira dos EUA.
A embarcação Morning Midas estava situada a 482,8 km a sudoeste de Adak, no Alasca, informou a Guarda Costeira em sua conta no X. O navio com bandeira da Libéria partiu do porto chinês de Yantai em 26 de maio e seguia para Lázaro Cárdenas, no México, conforme informações do LSEG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fumaça foi notada primeiro subindo de um cargueiro transportando veículos elétricos, informou a empresa. Não se sabe com certeza a marca dos veículos que o navio estava carregando. Os incêndios envolvendo veículos elétricos em navios são difíceis de extinguir devido ao calor gerado e ao risco de reacendimento, que pode durar vários dias.
A Marinha do Brasil informou que uma aeronave e um navio de patrulha foram deslocados para auxiliar na ocorrência e que três embarcações já se encontravam no local. Os incêndios a bordo de navios, especialmente em navios de contêineres e embarcações com automóveis, representam uma grande preocupação para as seguradoras.
LEIA TAMBÉM!
A Steamship Mutual, uma das seguradoras da Morning Midas, não forneceu uma declaração à agência Reuters.
Em 2024, incidentes como estes em todas as modalidades de embarcações registraram o pico mais elevado de uma década, conforme apontou a seguradora Allianz Commercial.
Fonte por: CNN Brasil
