Entrada na Europa será adiada e mais dispendiosa

A Etias, nova exigência para turistas, incluindo brasileiros, entrará em vigor somente no final de 2026 e terá custo de 20 euros.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A autorização Etias, destinada a turistas isentos de visto que visitam a Europa, foi novamente adiada. O sistema agora só será obrigatório no último trimestre de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, a taxa para obter a autorização de viagem também subiu: aumentou de 7 para 20 euros (R$ 130,59, à cotação atual). A Comissão Europeia informou que o aumento se deve à inflação acumulada desde 2018 e aos custos operacionais do sistema.

O ETIAS será obrigatório para brasileiros e cidadãos de mais de 59 países que viajam ao Espaço Schengen por até 90 dias. A autorização deverá ser solicitada online antes do embarque e terá validade de 3 anos ou até o vencimento do passaporte. A maioria dos pedidos deve ser aprovada em poucas horas.

LEIA TAMBÉM!

São isentos da taxa pessoas com menos de 18 anos, mais de 70, diplomatas, familiares de cidadãos da União Europeia e que possuem autorização de residência em um país do bloco.

Antes do Etias, o EES (Entry/Exit System) entrará em vigor, com lançamento previsto para outubro de 2025. O sistema registrará dados biométricos de indivíduos que ingressam e egressam do espaço europeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Sair da versão mobile