Entrada na Europa será adiada e mais dispendiosa
A Etias, nova exigência para turistas, incluindo brasileiros, entrará em vigor somente no final de 2026 e terá custo de 20 euros.

A autorização Etias, destinada a turistas isentos de visto que visitam a Europa, foi novamente adiada. O sistema agora só será obrigatório no último trimestre de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, a taxa para obter a autorização de viagem também subiu: aumentou de 7 para 20 euros (R$ 130,59, à cotação atual). A Comissão Europeia informou que o aumento se deve à inflação acumulada desde 2018 e aos custos operacionais do sistema.
O ETIAS será obrigatório para brasileiros e cidadãos de mais de 59 países que viajam ao Espaço Schengen por até 90 dias. A autorização deverá ser solicitada online antes do embarque e terá validade de 3 anos ou até o vencimento do passaporte. A maioria dos pedidos deve ser aprovada em poucas horas.
Leia também:

Executivo de aplicativo de carros blindados afirma que a receita aumentou 30% a cada mês

Conselho do FGTS autoriza o pagamento de R$ 12,9 bilhões aos beneficiários

Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar a ratificação da Acredita Exportação na segunda-feira
São isentos da taxa pessoas com menos de 18 anos, mais de 70, diplomatas, familiares de cidadãos da União Europeia e que possuem autorização de residência em um país do bloco.
Antes do Etias, o EES (Entry/Exit System) entrará em vigor, com lançamento previsto para outubro de 2025. O sistema registrará dados biométricos de indivíduos que ingressam e egressam do espaço europeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.