Entenda os fatores que garantem a durabilidade das empresas familiares no Brasil
O alinhamento de valores, a governança e a comunicação estratégica são elementos centrais das práticas que promovem a continuidade geracional.

Uma pesquisa da PwC Brasil aponta que 90% das empresas brasileiras são administradas por famílias. Contudo, apenas 36% delas possuem gestão pela segunda geração. Esse percentual diminui para 7% na quarta geração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo, publicado em 2023, aponta a questão da sucessão como um dos principais obstáculos à longevidade dessas organizações.
Para aumentar a longevidade, especialistas indicam a importância de organizar a cultura interna, assegurando a manutenção e aplicação dos princípios da família fundadora. A consultoria BMI, focada em gestão e cultura organizacional, argumenta que a convergência entre valores, ações e governança pode garantir a continuidade do legado por meio das gerações.
Leia também:

Crescimento do autocuidado masculino ainda enfrenta barreiras culturais no mercado de beleza

Pesquisa indica que brasileiros estão diminuindo o uso de redes sociais, compras impulsivas e participação em eventos sociais devido à sobrecarga mental

Aconselhamento sobre auxílio-acidente: identificação de elegibilidade e processo de solicitação do benefício
“Os valores de um grupo familiar são um ativo. Mas precisam ser convertidos em critérios que guiem decisões práticas”, afirma Ana Paula Vitelli, diretora da BMI.
Em seguida, três pontos relevantes ilustram como as empresas familiares podem garantir sua longevidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Identifique os valores
A etapa inicial consiste na identificação dos princípios que guiaram a criação do negócio.
De acordo com Ana Paula, esse processo deve contemplar entrevistas com os fundadores, herdeiros e administradores. Além disso, é crucial examinar os marcos importantes da evolução da empresa e promover sessões de trabalho para determinar os pontos de concordância.
Geralmente, o resultado é um documento formal, como uma Carta de Valores ou um Código de Cultura. Nele, são descritas as crenças que orientam a tomada de decisões e a maneira como o grupo opera no mercado.
Conecte à governança
Após a definição dos valores, o passo seguinte consiste em inseri-los nos processos formais da empresa.
Isso engloba critérios de avaliação de desempenho, políticas de contratação e promoção, diretrizes para seleção de fornecedores e parâmetros para investimentos.
Assim, os valores passam a compor o dia a dia da empresa, atuando como fundamento para decisões operacionais e estratégicas.
Transmita incessantemente.
Manter os princípios vivos demanda comunicação interna estruturada e ações contínuas.
Ana Paula explica que a comunicação da empresa deve atingir todos os setores através de um plano de comunicação consistente.
Ademais, os programas de treinamento para lideranças devem enfatizar os valores e assegurar que os princípios estejam incorporados nas decisões.
Um aspecto relevante é a incorporação dessa cultura nos processos de integração de novos funcionários e membros da família. Isso contribui para formar um ciclo onde os valores sustentam o negócio e o próprio negócio os fortalece no futuro.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)