Quem deseja se inscrever na PND (Prova Nacional Docente) 2025 e quer solicitar a isenção da taxa de inscrição já pode fazer a solicitação a partir desta segunda-feira (30).
O exame, conhecido informalmente como o “Enem dos Professores“, terá inscrições abertas entre os dias 14 e 25 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito a pedir a isenção?
Os pedidos de isenção de taxa de inscrição devem ser realizados unicamente através do sistema da PNAD.
O resultado do pedido de isenção de taxa será divulgado em 7 de julho. Caso o pedido seja negado, o interessado poderá interpor recurso entre 7 e 11 de julho. O resultado do recurso será conhecido em 14 de julho.
LEIA TAMBÉM!
Quem tem a capacidade técnica e os recursos necessários pode realizar a Programa Nacional de Dificuldade.
A PND é uma avaliação integrada que visa analisar a formação dos concluintes de licenciaturas e embasar concursos públicos para ingresso na carreira de professor da educação básica pública.
De acordo com o edital, o exame está disponível para estudantes que estão concluindo cursos de licenciatura e que estejam inscritos no Enade 2025. Também podem participar pessoas interessadas em concorrer a concursos públicos ou processos seletivos em nível federal, estadual, do Distrito Federal e municipal. Nestes casos, o resultado da PNAE pode ser utilizado como etapa de classificação. Esses candidatos devem se inscrever individualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prova.
A PNAE 2025 será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, no dia 26 de outubro, com duração de 5 horas e 30 minutos. O exame será composto por uma parte de formação geral docente, comum a todos os cursos, e uma componente específica, própria de cada área de avaliação das licenciaturas.
A prova avaliará as seguintes áreas específicas:
Cronograma do Plano Nacional de Desenvolvimento para 2025.
Cinquenta e seis ponto cinco por cento dos alunos que ingressaram na USP em 2025 eram provenientes de escolas públicas.
Fonte por: CNN Brasil