As inscrições para a Prova Nacional Docente devem ser realizadas até o dia 25 de julho pelo Sistema PND.
A PND (Prova Nacional Docente), também conhecida como “Enem dos Professores”, será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro. Considerando que o prazo de inscrições está previsto para terminar na próxima sexta-feira (25), é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre quem pode realizar a prova.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Educação, por meio do MEC, permite que estudantes que concluíram o Enade e estejam inscritos nas Licenciaturas, assim como outros interessados, participem de concursos ou processos seletivos organizados pelos estados e municípios, caso utilizem o resultado da avaliação como parte de seus próprios processos de contratação de professores.
A taxa de inscrição da PND custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. Estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, cidadãos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e doadores de medula óssea estão isentos do pagamento da taxa.
Desenvolvida para aprimorar a qualidade da formação, promover a aprovação em concursos públicos e aumentar o número de professores qualificados nas escolas públicas, a prova faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne iniciativas de valorização e qualificação do corpo docente da educação básica e de incentivo à docência no país.
A prova será na mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, a partir de 2024, abrange 17 áreas de conhecimento. A PND será aplicada anualmente, destinada a licenciados. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema PND.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enade: compreenda a finalidade da avaliação obrigatória no ensino superior.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.