Enem 2023: Primeiro dia traz questões de Geografia focadas na COP30 e sustentabilidade urbana

O primeiro dia do Enem 2023, realizado em 9 de novembro, trouxe 90 questões sobre ciências humanas, com foco em temas ambientais e a COP30

09/11/2025 19:21

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Primeiro dia do Enem 2023

O primeiro dia do Enem ocorreu neste domingo (9) em quase todo o Brasil, com as 90 questões iniciais abordando ciências humanas, atualidades e redação. A prova de Geografia, parte das Ciências Humanas e suas Tecnologias, destacou o tema da COP30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A disciplina exige dos candidatos uma compreensão ampla dos fenômenos naturais e sociais, desafiando a capacidade de análise espacial e contextualização. A professora Juliana Przybysz, coordenadora de geografia do Elite Rede de Ensino, comentou que a prova não trouxe muitas atualidades, mas focou em questões ambientais e sustentabilidade urbana.

Conteúdos abordados na prova

Juliana destacou que os textos da prova se conectavam com história, sociologia e filosofia. A redação também estava relacionada à geografia e à diferenciação populacional. “A prova estava toda contextualizada para a COP30, mas não havia questões específicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O foco foi em ética ambiental, fontes de energia e impactos ambientais”, afirmou.

O professor Felipe Yabusaki, de geografia do Objetivo, observou que a tendência das provas nos últimos dois anos é a predominância de questões com textos e respostas mais curtas, facilitando a vida dos alunos. Ele ressaltou a abordagem das relações do homem com o espaço, priorizando o contexto brasileiro e temas como economia, questões ambientais e climáticas.

Leia também:

Gabarito extraoficial do Enem

A CNN Brasil disponibiliza o gabarito do exame nos dois dias de prova. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceria com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).

Nos dias 9 e 16 de novembro, a partir das 20h, professores do Objetivo estarão ao vivo nos estúdios da CNN Brasil para resolver questões, fazer análises e comentários sobre o exame.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.