A Enel anuncia um ambicioso plano para 2026: a troca de 1 milhão de lâmpadas e 16 mil geladeiras! Descubra como participar e economizar na conta de luz.
A Enel, responsável pela distribuição de energia, anunciou sua intenção de trocar cerca de 1 milhão de lâmpadas em 2026, através do Programa de Eficiência Energética. O objetivo é reduzir o consumo de energia, diminuir as contas de luz e garantir a destinação ambientalmente correta dos equipamentos antigos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 2025, o projeto já havia alcançado aproximadamente 90 municípios em três estados atendidos pela empresa, com a troca de cerca de 195 mil lâmpadas por modelos de LED e a substituição de aproximadamente três mil geladeiras antigas por novas.
A CNN Brasil obteve informações exclusivas sobre a nova meta da companhia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para 2026, a Enel planeja a troca gratuita de quase 1 milhão de lâmpadas e 16 mil geladeiras, além de expandir o número de beneficiados em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Essas iniciativas fazem parte do programa Enel Compartilha Eficiência, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As ações do programa são itinerantes e ocorrem em locais cedidos pelas comunidades. Para realizar a troca das lâmpadas, o cliente titular deve comparecer ao local da ação com um documento de identidade com foto, a conta de energia mais recente e as lâmpadas ineficientes para substituição.
Para a troca de geladeiras, é necessário ser cliente da Enel em dia com os pagamentos, apresentar RG e CPF do titular da conta, ter um consumo médio mensal de até 250 kWh nos últimos 12 meses, não ter sido beneficiado com a troca de geladeira nos últimos 10 anos e possuir uma geladeira antiga em funcionamento, que deverá ser levada ao local e na data informados no momento da contemplação.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.