Uma reunião agendada de negociadores dos Estados Unidos em Nova Delhi, prevista para o final de agosto, foi cancelada, adiando as discussões sobre uma proposta de acordo comercial e frustrando as expectativas de redução de tarifas adicionais de Washington sobre produtos indianos a partir de 27 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A negociação atual para um acordo comercial bilateral deverá ser adiada para uma data posterior, ainda não definida, segundo uma fonte informada sobre o assunto.
A embaixada dos EUA em Nova Delhi declarou não possuir informações adicionais sobre as negociações comerciais e tarifárias, que estão sendo conduzidas pelo representante comercial dos EUA.
LEIA TAMBÉM!
O Ministério do Comércio da Índia não respondeu prontamente a um e-mail da Reuters que solicitava comentários.
Em setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, aplicou uma taxa adicional de 25% sobre produtos indianos, devido às persistentes importações de petróleo russo por Nova Délhi, o que elevou significativamente as tensões entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 27 de agosto, uma nova taxa de importação aumentará as tarifas sobre certas exportações indianas para até 50%, representando as maiores tarifas cobradas de qualquer parceiro comercial dos EUA.
As negociações entre Nova Delhi e Washington fracassaram após cinco sessões, em razão de divergências acerca da abertura dos extensos setores agrícolas e de laticínios da Índia e do interrompimento das compras de petróleo russo.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia tem declarado que o país está sendo injustamente selecionado por adquirir petróleo russo, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos e a União Europeia prosseguem com as compras de produtos da Rússia.
Trump anuncia alteração na fórmula da Coca-Cola nos EUA.
Fonte por: CNN Brasil