Médicos que desejam utilizar a nota do Enare podem participar do processo em todos os estados e em Brasília; inscrições encerram às 13h.
No próximo domingo (19), mais de 96 mil candidatos participarão da primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) em 2025. Anualmente, o exame é promovido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em todos os estados e no Distrito Federal. Em 2025, a prova será aplicada em 225 municípios brasileiros, um aumento de 9,8% em relação a 2023, que teve 205 cidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os participantes devem acessar o cartão de confirmação de inscrição no Sistema Enamed, utilizando a senha do portal Gov.br, para verificar o local da prova. O documento também contém informações sobre o número de inscrição, data e horários do exame. Além disso, informa se o candidato terá atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso tenha indicado essa opção na inscrição.
No domingo, os portões dos locais de prova do Enamed abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O exame começará às 13h30 e terá duração de cinco horas, com término previsto para as 18h30. Os participantes devem apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros. Entre os documentos aceitos estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participantes estrangeiros devem apresentar um documento oficial, original e com foto, como o passaporte.
O exame contará com cem questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as áreas da medicina abordadas: ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. O gabarito preliminar será divulgado no dia 22 de outubro.
O resultado individual do Enamed poderá ser utilizado como parte do processo de seleção para residência médica, através do Enare (Exame Nacional de Residência). O Enare é um processo seletivo unificado, nacional, destinado a selecionar candidatos para programas de residência médica e multiprofissional na área da saúde. Além disso, os resultados ajudarão a orientar políticas públicas relacionadas à formação médica.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.