As principais transportadoras de gás natural do país anunciaram uma nova versão da PEG (Plataforma Eletrônica de Gás), que possibilita a compra e venda digital da molécula. O começo da operação está previsto para ocorrer até o final de julho de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ferramenta foi desenvolvida pela NTS (Nova Transportadora do Sudeste), TAG (Transportadora Associada de Gás) e TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil). Está integrada ao PPEC (Portal de Oferta de Capacidade).
O que se transforma.
A plataforma foi lançada em 2023, servindo como um espaço virtual para exibir propostas e solicitações das transportadoras, sendo utilizada unicamente como um catálogo. As negociações, de fato, ocorriam em outros meios.
LEIA TAMBÉM!
A ferramenta agora possibilita o encerramento das transações dentro da própria plataforma.
O lançamento da nova versão se baseia no decreto 12.153/2024, que permite às transportadoras desenvolverem plataformas eletrônicas de negociação e balanceamento de gás durante o período de transição regulatória. A íntegra (PDF – 630 kB) está disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A divulgação de ofertas e solicitações de gás na PEG será restrita às transportadoras. Para participar das negociações, as empresas interessadas devem ser clientes do POC, estar devidamente habilitadas na plataforma e ter o Contrato Máster de Compra e Venda de Gás celebrado com cada transportadora envolvida no processo.
As operações realizadas na PEG com uma transportadora como contraparte não incidem sobre cobrança de tarifa de transporte.
Fonte por: Poder 360