Empresas de transporte inauguram plataforma para comercialização de gás natural

Plataforma digital que antes servia como vitrine, agora possibilita a negociação direta de gás natural entre os envolvidos.

11/07/2025 11:21

1 min de leitura

Empresas de transporte inauguram plataforma para comercialização de gás natural
(Imagem de reprodução da internet).

As principais transportadoras de gás natural do país anunciaram uma nova versão da PEG (Plataforma Eletrônica de Gás), que possibilita a compra e venda digital da molécula. O começo da operação está previsto para ocorrer até o final de julho de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ferramenta foi desenvolvida pela NTS (Nova Transportadora do Sudeste), TAG (Transportadora Associada de Gás) e TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil). Está integrada ao PPEC (Portal de Oferta de Capacidade).

O que se transforma.

A plataforma foi lançada em 2023, servindo como um espaço virtual para exibir propostas e solicitações das transportadoras, sendo utilizada unicamente como um catálogo. As negociações, de fato, ocorriam em outros meios.

Leia também:

A ferramenta agora possibilita o encerramento das transações dentro da própria plataforma.

O lançamento da nova versão se baseia no decreto 12.153/2024, que permite às transportadoras desenvolverem plataformas eletrônicas de negociação e balanceamento de gás durante o período de transição regulatória. A íntegra (PDF – 630 kB) está disponível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A divulgação de ofertas e solicitações de gás na PEG será restrita às transportadoras. Para participar das negociações, as empresas interessadas devem ser clientes do POC, estar devidamente habilitadas na plataforma e ter o Contrato Máster de Compra e Venda de Gás celebrado com cada transportadora envolvida no processo.

As operações realizadas na PEG com uma transportadora como contraparte não incidem sobre cobrança de tarifa de transporte.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.