Empresas de SP, RJ e Minas Gerais registraram aumento significativo na procura por financiamento no mês de junho

A capital paulista registrou um crescimento de 14,6% no índice da Serasa Experian; o aumento nacional foi de 10,5%.

05/09/2025 14:06

2 min de leitura

Empresas de SP, RJ e Minas Gerais registraram aumento significativo na procura por financiamento no mês de junho
(Imagem de reprodução da internet).

O interesse das empresas por crédito aumentou em todos os estados da região Sudeste em junho de 2025. O principal destaque foi São Paulo, que apresentou o maior crescimento no período em comparação com junho do ano anterior, com um avanço de 14,6%. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a procura por recursos financeiros cresceu 10,5% na mesma comparação. A economista Camila Abdelmalack afirma que essa elevação se mantém, mesmo com taxas de juros elevadas.

Com o elevado índice de juros, o volume de crédito empresarial permanece elevado. Essa situação contraditória se deve ao perfil da demanda, que está menos focada em investimentos e mais direcionada ao gerenciamento do fluxo de caixa. Diversas empresas têm buscado crédito para renegociar dívidas, recompor o capital de giro e lidar com pressões de custo, em um cenário de incertezas econômicas e dificuldades operacionais.

Leia também:

Setores e portes

Nos setores analisados, os serviços apresentaram um aumento de 17% em junho de 2025, em relação ao ano anterior. Para Camila, essa variação se deve ao elevado volume de empresas com restrições no segmento.

O crédito emergiu como um ativo relevante para o fluxo de caixa, tanto para a gestão do capital de giro quanto para a reestruturação de dívidas. Diversos indivíduos a procuram devido ao declínio da atividade econômica, que compromete a geração de receita e exige recursos suplementares para o pagamento de obrigações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Micro e pequenas empresas aumentaram a demanda em 10,8%, enquanto as médias cresceram 2%, e as grandes apresentaram uma retração de 0,7% no período anual.

Diferenças regionais

O Amazonas apresentou a maior variação positiva entre os estados, com aumento de 26,9% na demanda por crédito. Alagoas foi o único com queda no indicador.

Metodologia

O Índice Serasa Experian da Demanda por Crédito é calculado com base em uma amostra de CNPJs consultados mensalmente na base da empresa. As transações que constituem a relação creditícia entre empresas e instituições financeiras ou não financeiras são convertidas em um número índice, considerando a média de 2024 como 100. O indicador é segmentado por estado, setor e porte.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.