Empresários solicitarão ao governo uma postura cautelosa nas negociações com Trump

O ministro conduzirá nesta terça-feira (15) as primeiras reuniões entre o comitê interministerial e os membros do setor privado.

15/07/2025 3:15

2 min de leitura

Empresários solicitarão ao governo uma postura cautelosa nas negociações com Trump
(Imagem de reprodução da internet).

Empresários do agronegócio e da indústria nacional buscam que o governo federal adote uma postura cautelosa, com medidas moderadas e priorize o investimento em negociações diplomáticas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas questões tarifárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (15), o governo se reúne com representantes dos dois setores no primeiro encontro do comitê interministerial criado para formular a resposta brasileira à tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre a importação de produtos brasileiros.

De acordo com empresários que participarão da reunião entrevistados pela CNN, a maioria do setor produtivo deve apresentar ao governo o pedido de manter uma posição branda nas negociações com Trump e insistir no caminho diplomático.

Leia também:

Nos pronunciamentos públicos, os ministros têm enfatizado que a diversificação e a abertura de novos mercados podem ser soluções para diminuir o efeito da tarifa.

Empresários, contudo, estimam que, apesar da expansão de mercados ser um fator positivo, ela não constitui uma solução para o curto ou médio prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A complexidade das cadeias produtivas e a relevância do mercado consumidor americano tornam a diversificação uma estratégia para reduzir os impactos.

O segmento de suco de laranja, por exemplo, sexto produto mais exportado pelo Brasil para os Estados Unidos, é um dos que menos ganhariam com essa opção.

As vendas para os Estados Unidos representam aproximadamente 40% das exportações do setor, configurando o mercado americano como essencial no curto período.

Reunião entre governo e empresários

O governo federal dará início, nesta terça-feira, a uma série de reuniões com representantes do setor privado para debater alternativas e estratégias de negociação com os Estados Unidos.

Realizar-se-ão os primeiros encontros do comitê interministerial criado pelo governo para definir a resposta brasileira à tarifa.

A proposta do Planalto visa otimizar o diálogo e o contato dos empresários brasileiros com o mercado dos Estados Unidos, buscando alinhar as posições entre os setores público e privado e estabelecer a estratégia de negociação mais adequada.

Na segunda-feira (14), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que o Brasil não apresentou nenhuma solicitação aos Estados Unidos para diminuir a tarifa mencionada ou para estender o período de sua vigência, que está prevista para 1º de agosto.

O vice-presidente defende que, antes de o governo agir, é essencial considerar a opinião do setor privado, que possui contato direto com o mercado americano.

A criação do comitê foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os trabalhos estarão sob a coordenação do ministério, com o apoio do Ministério da Fazenda, da Casa Civil, do Itamaraty e da Relações Institucionais.

Brasil exporta petróleo, café e aeronaves para os Estados Unidos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.