Delegação brasileira com 94 empresas de diversos setores da indústria e agronegócio embarca rumo à Indonésia e Malásia.
Empresários integram a comitiva brasileira que se dirige à Indonésia e à Malásia nos próximos dias. Um dos principais objetivos da missão é fortalecer as relações comerciais no Sudeste Asiático, especialmente em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A delegação é composta por 94 empresas de diversos setores da indústria e do agronegócio. A missão empresarial é coordenada pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A CNI (Confederação Nacional da Indústria), que faz parte da missão, divulgou um estudo que aponta os setores com potencial para intensificar as trocas comerciais. As principais oportunidades estão na Indonésia, com destaque para agroindústria, têxtil e defesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Indonésia ocupa a 19ª posição entre os destinos das exportações brasileiras. O Brasil exporta, principalmente, farelo de soja, óleos brutos de petróleo, açúcares e melaço, enquanto as importações incluem gorduras e óleos vegetais, calçados e peças automotivas.
Além disso, há investimentos mútuos em setores como mineração, sucroalcooleiro, papel e celulose, tabaco e têxteis. A Malásia, por sua vez, ocupa a 23ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras.
Segundo a CNI, em meio às recentes turbulências nas relações comerciais globais, especialmente devido às taxações dos Estados Unidos, torna-se estratégico para o Brasil analisar as oportunidades de negócios e a agenda prioritária com outros países.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.