Empresa esportiva Adidas se desloca para comunidade indígena para se desculpar pela criação de um tênis
Empresa é acusada de apropriação cultural por lançamento de calçado similar às sandálias huarache.

A diretoria da Adidas esteve em uma pequena cidade indígena nas montanhas do sul do México na quinta-feira (21) para se desculpar pelo design de um calçado inspirado em uma sandália, que o governo mexicano havia criticado como apropriação cultural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa alemã de roupas esportivas enviou representantes de sua unidade mexicana a Villa Hidalgo Yalalag, uma comunidade no Estado de Oaxaca, para coletar os pareceres diretamente, após ter emitido um pedido de desculpas por escrito na semana anterior.
A questão concernia o “Oaxaca Slip On”, desenvolvido pelo produtor mexicano-americano Willy Chavarria, que, de acordo com os moradores da região, lembra muito as sandálias huarache tradicionais produzidas à mão.
Leia também:

A exposição de Monet no MASP foi estendida até 6 de setembro

Organização da fiação: ideias para disfarçar e preservar a estética do ambiente

Celebridades participam de evento de lançamento da H&M em SP; confira os estilos
“Compreendemos que esta situação pode ter gerado incômodo e, por isso, apresentamos um pedido público de desculpas”, declarou Karen González, diretora do Departamento Jurídico e de Conformidade da Adidas México, a diversas dezenas de pessoas reunidas em um campo esportivo ao ar livre.
O evento contou com música tradicional e os participantes vestiram trajes indígenas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
González afirmou que, no futuro, a Adidas buscará colaboração com a Villa Hidalgo Yalalag para assegurar o respeito ao seu patrimônio cultural. A comunidade possui menos de 2.000 habitantes.
“Muito obrigado por manter sua palavra”, disse o prefeito Eric Fabian. “Nosso patrimônio cultural é algo que protegemos com muito cuidado. Yalalag vive de seu artesanato”, acrescentou.
A controvérsia chamou a atenção no início deste mês quando a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, criticou a Adidas e anunciou planos para investigar legalmente a proteção das comunidades indígenas em relação à suposta apropriação cultural por grandes empresas.
O México já havia denunciado a exploração de designs indígenas por outros grandes nomes da moda internacional sem a devida autorização.
Tendências em tênis: 3 modelos que estão dominando a moda
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)