Embaixada dos EUA no Brasil manifesta críticas à condenação de Bolsonaro: “Uso da lei como arma política”
A representação diplomática apoiou publicações divulgadas pelo vice-secretário de Estado, Christopher Landau.

O Consulado Americano no Brasil manifestou sua discordância, na sexta-feira 12, com a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos demais envolvidos na tentativa de golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A conta oficial da embaixada na rede social X apoiou publicações do vice-secretário de Estado, Christopher Landau, para criticar a decisão do Poder Judiciário brasileiro, incluindo ataques diretos ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Em uma publicação, Landau afirma que os Estados Unidos “condenam o uso da lei como arma política”. “Me dói ver o ministro Moraes desmantelar o Estado de Direito no país e arrastar as relações entre nossas grandes nações para o ponto mais sombrio em dois séculos. Enquanto o Brasil deixar o destino dessa relação nas mãos do ministro Moraes, não vejo saída para esta crise”, completou, em um dos textos endossados pela embaixada.
Leia também:

Orquestra alemã com direção israelense participa de festival

O que se sabe sobre o suspeito de assassinar Charlie Kirk

A Aliança Atlântica Norte lança operação para proteger a Polônia de drones russos
Em outra ocasião, o vice-secretário de estado afirmou que a decisão do STF representa mais um capítulo de perseguição e censura promovido por Moraes. “Um violador de direitos humanos sancionado, que visa Bolsonaro e seus apoiadores. Encaramos esse desenvolvimento sombrio com a máxima seriedade”, complementou Christopher Landau.
A manifestação está em consonância com a posição do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, que, após a condenação de Bolsonaro, declarou que os Estados Unidos responderão apropriadamente ao que ele classificou como “caça às bruxas”. O governo brasileiro reagiu às ameaças por meio do Itamaraty, que em nota afirmou que a democracia brasileira não se intimidará com “agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão. Outros sete réus do mesmo processo também receberam sentenças que variam até 26 anos de detenção, além de multa e perda do cargo e de suas funções.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.