Embaixada dos EUA emitiu aviso sobre o “turismo de nascimento”

A representação diplomática afirma que viajar para os Estados Unidos com o intuito de parturir não é autorizado: “negaremos seu visto”.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Consulado Americano no Brasil emitiu um aviso nas redes sociais para brasileiras que praticam o turismo de nascimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A publicação afirma que viajar aos EUA com o objetivo de garantir que seu filho tenha cidadania americana não é permitido. “Oficiais consulares vão negar o seu pedido caso haja indícios de que essa é a sua intenção”.

Viajar aos Estados Unidos com o propósito principal de garantir a nacionalidade americana ao seu filho não é autorizado. Diplomatas consulares irão recusar seu pedido de visto caso haja evidências de que essa é a sua intenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) 14 de agosto de 2025

Nascimento da cidadania.

No início do ano, no início do mandato de Trump, o governo americano buscou a Suprema Corte para obter autorização para extinguir a cidadania por nascimento.

LEIA TAMBÉM!

Em julho deste ano, o Judiciário dos Estados Unidos determinou que a ordem assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que limita a cidadania automática por nascimento, é inconstitucional e impediu sua aplicação em todo o país.

Anteriormente a esta decisão do Supremo Tribunal, outros tribunais de recurso já haviam negado o pedido do governo Trump.

As cortes reconheceram, ao longo de mais de 150 anos, que o texto da 14ª Emenda da Constituição dos EUA assegura a cidadania a qualquer indivíduo “nascido ou naturalizado nos Estados Unidos”, independentemente do status de imigração de seus pais.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile