Embaixada dos EUA apoia vídeo que defende o emprego do poder militar para assegurar a ‘liberdade de expressão’
Diante do processo de Jair Bolsonaro no STF, a Casa Branca reiterou o apoio a sanções contra o Brasil.
A embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou na terça-feira 9 um vídeo em que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, justifica as sanções contra o Brasil e declara que o presidente Donald Trump não tem receio de empregar o poder militar para “assegurar a liberdade de expressão em âmbito global”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leavitt foi questionada em uma coletiva de imprensa sobre a viabilidade de novas sanções contra o Brasil ou países europeus, em razão de alegados atos de censura.
“Liberdade de expressão é o tema mais importante de nosso tempo”, declarou a porta-voz. “É por isso que tomamos ações significativas em relação ao Brasil, na forma de sanções e utilizando tarifas, para garantir que países ao redor do mundo não punam seus cidadãos dessa maneira.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela afirmou não prever nenhuma medida adicional. “No entanto, posso indicar que esta é uma prioridade para o governo, e o presidente não hesita em empregar o poder econômico e o poder militar dos Estados Unidos para defender a liberdade de expressão em âmbito global.”
A declaração foi feita no dia em que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prosseguiu o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – aliado de Trump – por coordenar uma tentativa de golpe de Estado.
Leia também:
Ex-deputada presa por mandar assassinato do marido
Ministra Declara Acusações de Levianas como Infundadas e Inúteis
Líder do MDB no Senado se opõe ao apoio à PEC que garante a blindagem
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












