Embaixada dos EUA apoia vídeo que defende o emprego do poder militar para assegurar a ‘liberdade de expressão’

Diante do processo de Jair Bolsonaro no STF, a Casa Branca reiterou o apoio a sanções contra o Brasil.

09/09/2025 18:05

1 min de leitura

Embaixada dos EUA apoia vídeo que defende o emprego do poder militar para assegurar a ‘liberdade de expressão’
(Imagem de reprodução da internet).

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou na terça-feira 9 um vídeo em que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, justifica as sanções contra o Brasil e declara que o presidente Donald Trump não tem receio de empregar o poder militar para “assegurar a liberdade de expressão em âmbito global”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leavitt foi questionada em uma coletiva de imprensa sobre a viabilidade de novas sanções contra o Brasil ou países europeus, em razão de alegados atos de censura.

“Liberdade de expressão é o tema mais importante de nosso tempo”, declarou a porta-voz. “É por isso que tomamos ações significativas em relação ao Brasil, na forma de sanções e utilizando tarifas, para garantir que países ao redor do mundo não punam seus cidadãos dessa maneira.”

Leia também:

Ela afirmou não prever nenhuma medida adicional. “No entanto, posso indicar que esta é uma prioridade para o governo, e o presidente não hesita em empregar o poder econômico e o poder militar dos Estados Unidos para defender a liberdade de expressão em âmbito global.”

A declaração foi feita no dia em que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prosseguiu o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – aliado de Trump – por coordenar uma tentativa de golpe de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Carta Capital

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.