Embaixada dos EUA afirma que STF é “Supremo Tribunal de Moraes”

Perfil no X divulgou mensagem de assessor de Marco Rubio sobre a carta de Trump enviada a Lula. Consulte no Poder360.

15/07/2025 3:21

2 min de leitura

Embaixada dos EUA afirma que STF é “Supremo Tribunal de Moraes”
(Imagem de reprodução da internet).

A Embaixada dos EUA no Brasil apelou ao Supremo Tribunal Federal, denominado Supremo Tribunal de Moraes, em referência ao ministro Alexandre de Moraes. A manifestação foi divulgada em publicação no X na segunda-feira (14.jul.2025, na qual a instituição comentou a mensagem do subsecretário do Departamento de Estado norte-americano, responsável pela área de Diplomacia Pública, Darren Beattie, sobre a aplicação de uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mensagem da Embaixada norte-americana foi redigida em português. Não se sabe se o objetivo era mencionar o “Supremo Tribunal de Moraes” ou se houve um erro de tradução, possivelmente referindo-se à “Suprema Corte da qual Moraes é integrante”.

De acordo com Beattie, o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), aplicou a tarifa como uma “retaliação” devido às ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também:

Em resposta aos comentários de Beattie, a Embaixada declarou: “Trump enviou uma carta impondo consequências já muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula, em retaliação aos ataques a Jair Bolsonaro [PL], à liberdade de expressão e ao comércio dos EUA. Tais ataques são vergonhosos e desrespeitam as tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estamos acompanhando de perto a situação.”

Em carta ao presidente Lula, Trump comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada pelo tratamento dado pelo governo brasileiro a Bolsonaro, a quem afirmou respeitar “profundamente”, mencionando o processo judicial ao qual o ex-presidente está submetido no STF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A maneira como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, disse Trump. “Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente!”

Trump afirmou que o aumento das tarifas é, em parte, resultado dos ataques do Brasil às “eleições livres” e ao direito fundamental à liberdade de expressão.

Trump alegou que o STF divulgou “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” contra empresas de mídia dos EUA. Ele afirmou que a Corte ameaçou as empresas com multas em “milhões de dólares” e expulsão do mercado brasileiro.

A partir de 1º de agosto de 2025, serão aplicadas tarifas de 50% em todos os produtos brasileiros destinados aos Estados Unidos.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.