Em SP, período de estiagem provoca 9 focos de incêndio identificados em todo o estado

A Defesa Civil do Estado acompanha a atuação de equipes do Corpo de Bombeiros, tanto municipais quanto estaduais, no controle de incêndios em diversas l…

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Defesa Civil de São Paulo monitora o controle de oito focos de incêndio localizados no interior do estado, nesta quinta-feira (11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Equipes municipais e estaduais trabalham no combate às queimadas em diversas regiões.

As maiores áreas de ocorrência de queimadas situam-se em regiões de vegetação natural e na área da Área de Preservação Permanente (APP).

LEIA TAMBÉM!

Verifique as áreas impactadas:

A Sala SP Sem Fogo continua monitorando e acompanhando cada um desses focos de incêndio. A atuação conjunta entre órgãos estaduais, municipais e brigadas tem sido fundamental para controlar os focos e minimizar os impactos à população e ao meio ambiente.

Ocorrências

Um incêndio de grandes dimensões e origem incerta ocorreu em uma área de Área de Proteção Ambiental, registrado na Estrada Socorro Munhoz, em Socorro (SP). A Defesa Civil informou que houve combate a alguns focos próximos de uma área habitacional, sendo inviável a atuação em algumas áreas de acesso restrito. O Corpo de Bombeiros (CB) foi acionado para avaliar as condições e prestar apoio aéreo no combate às chamas. Até o momento, não há registro de vítimas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um novo incêndio de grande extensão ocorreu em uma plantação de cana próximo ao Residencial Santa Cruz, em Guariba (SP). A área pertence a uma Usina, portanto, não será necessária a atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no controle das chamas.

Período de Estiagem

Um alerta grave foi emitido na segunda-feira (8) para 111 cidades do interior de São Paulo em razão da baixa umidade relativa do ar. O aviso foi acionado pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) após as áreas registrarem umidade inferior a 12% e temperaturas acima de 35°C – cenário que lembra o Deserto do Saara.

A Defesa Civil aconselhou a população a aumentar o consumo de água, prestar atenção a idosos e crianças e se proteger contra incêndios, como evitar o descarte de bitucas de cigarro no solo, a queima de lixo ou o uso de fogo em áreas de terreno. O clima seco eleva o risco de incêndio.

Diante do aumento do risco de incêndio, a Defesa Civil reforça a importância da prevenção e do combate ao fogo, alertando para os perigos causados pelo descarte inadequado de materiais inflamáveis e pela utilização de fogo em áreas de risco.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Sair da versão mobile