Em 2025, Minas Gerais contabilizou 245 óbitos por Doenças Diarreicas Agudas (DDA). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que 386.447 casos foram identificados nas unidades de saúde monitoradas no estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, registraram-se 822.036 casos e 645 óbitos.
A Secretaria de Estado de Saúde aponta como prioridade o atendimento a crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60, devido ao risco elevado de desidratação.
LEIA TAMBÉM!
As Doenças Diarreicas Agudas são causadas por vírus, bactérias ou parasitas e se caracterizam pelo aumento no número de evacuações, normalmente superior a três vezes ao dia, com fezes líquidas ou pasteosas e duração até 14 dias.
Como se proteger.
Além das instituições de saneamento e de saúde, algumas ações individuais podem auxiliar na prevenção da doença:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem diferenças entre DDA e DHTA (Doenças de Transmissão Hidrica e Alimentar). Diferentemente das DDAs, as DHTAs são causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por microrganismos ou toxinas. Crianças, gestantes, idosos e pessoas imunocomprometidas necessitam de atenção especial.
Estas doenças são mais frequentes em regiões com falhas na produção e conservação de alimentos, e os surtos costumam ocorrer em locais com grande concentração populacional ou onde há condições precárias na manipulação e no acesso à água potável.
Em 2024, ocorreram 5.823 casos e 1 óbito. Até o momento em 2025, são 1.667 casos e 6 óbitos por DTHA.
Sob a supervisão de AR.
Fonte por: CNN Brasil