Os Estados Unidos adicionaram 147 mil postos de trabalho em junho de 2025, conforme relatório publicado nesta 5ª feira (3.jul.2025) pelo BLS (Bureau of Labor Statistics). A íntegra do documento está disponível em inglês (PDF – 421 kB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa de desemprego registrou 4,1%. Isso corresponde a uma redução de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando o indicador estava em 4,2%. Em comparação com o mesmo período de 2024, não houve variação, pois a taxa naquele período também foi de 4,1%.
A quantidade de empregos gerados em maio coincidiu com as previsões de especialistas, que estimavam aproximadamente 146 mil. O setor público estadual impulsionou a geração de oportunidades, com destaque para a educação (+40 mil) e governos locais (+23 mil). Em contrapartida, o governo federal registrou uma perda de 7 mil vagas, acumulando uma queda de 69 mil desde janeiro. Em relação a maio, quando foram criadas 144 mil vagas, a variação foi positiva em 3 mil.
LEIA TAMBÉM!
A taxa de participação na força de trabalho atingiu 62,3%, demonstrando a estabilidade do número de pessoas empregadas na população.
A flutuação da taxa pode afetar as decisões futuras do Fed (Banco Central) em relação à política monetária. Com a taxa de desemprego em 4,1%, a pressão por reduções adicionais na taxa de juros, que se encontra entre 4,25% e 4,50% ao ano, diminui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ganhos médios por hora subiram 0,2%, evidenciando a pressão inflacionária sobre os salários em certas áreas. O tempo médio de desemprego elevou-se, com o número de desempregados de longa duração aumentando em 190 mil.
O mercado de trabalho dos Estados Unidos continua aquecido, com um volume total de vagas em torno de 7 milhões. O próximo relatório da taxa de desemprego norte-americano será divulgado em 1º de agosto de 2025.
Fonte por: Poder 360