Em Haia, Zelensky considera reunião com Trump como “longa e significativa”

O presidente da Ucrânia afirmou que a reunião discutiu temas “realmente significativos”, com ênfase em “como obter um cessar-fogo e paz duradoura”, e na…

25/06/2025 15:31

1 min de leitura

Em Haia, Zelensky considera reunião com Trump como “longa e significativa”
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, considerou a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “longa e substancial”, e afirmou que o encontro foi destinado a discutir “como alcançar um cessar-fogo e uma paz real” e “como proteger” a população civil ucraniana. “Cobrimos todas as questões realmente significativas”, declarou Zelensky em mensagem publicada em suas redes sociais após o encontro, na qual também explicou que dará mais detalhes sobre o conteúdo da reunião posteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após se reunir com Trump, o presidente ucraniano valorizou a atenção e a disposição para ajudar a trazer a paz, que ele considera demonstradas pelo presidente dos EUA. Zelensky havia antecipado que abordaria com Trump a possibilidade de os EUA imporem novas sanções para forçar a Rússia a declarar um cessar-fogo. Outro tema prioritário era pedir pessoalmente a Trump que aceitasse a oferta ucraniana de comprar um novo pacote de ajuda militar aos EUA, que não aprovou nenhum novo envio desde a mudança de governo na Casa Branca e ainda não respondeu à proposta de Kiev.

O governo dos Estados Unidos anteriormente fornecia assistência militar à Ucrânia sob a forma de doações. Em entrevista coletiva, durante o qual realizou um balanço de sua participação na cúpula da OTAN, Trump afirmou que “a reunião não poderia ter sido melhor” e expressou esperança de que a guerra terminasse. “Vou conversar com (o presidente russo) Vladimir Putin para ver se podemos pôr fim a isso”, declarou o presidente americano, além de acrescentar que 7.000 soldados russos e ucranianos morreram na última semana na frente de batalha. “É uma loucura, é uma loucura. Agora vou falar com Putin. Tive uma boa reunião com Zelensky e tive reuniões muito boas”, reiterou Trump.

Leia também:

Com informações da EFE

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.