Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Em fevereiro, Zelensky recebeu um convite para deixar a Casa Branca; o que ocorreu?

Em fevereiro, Zelensky recebeu um convite para deixar a Casa Branca; o que ocorreu?

A análise aponta como a relação entre o presidente ucraniano e Donald Trump evoluiu a partir da conversa no Salão Oval.

Por: Lara Campos

17/08/2025 18:41

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A última vez que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky esteve na Sala Oval, ele foi criticado por seus anfitriões americanos, teve um almoço cancelado e foi solicitado a deixar a Casa Branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele pode retornar quando estiver preparado para a paz, declarou o presidente Donald Trump após o encontro infrutífero, em fevereiro deste ano.

Seis meses depois, Zelensky retorna à Casa Branca na segunda-feira (18) para conhecer mais detalhes da cúpula de Trump no Alasca com o presidente russo Vladimir Putin e para entender exatamente como o presidente dos EUA imagina a paz na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em fevereiro, Trump teria dito a Zelensky: “Você não tem as cartas.”

Após a cúpula de Trump com Putin no Alasca, ainda não está claro como o cenário foi alterado.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Governo Trump Desmantela NCAR em Boulder, Causando Alerta em Colorado

Imagem do post relacionado, leia tambem!

China Reitera Apoio à Venezuela em Defesa de Soberania em Meio a Tensões com EUA

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Câmara dos Deputados dos EUA rejeita resoluções que limitam ações de Donald Trump sobre a Venezuela

As primeiras indicações não foram recebidas de forma positiva, nem pelos ucranianos nem pelos funcionários europeus informados sobre o conteúdo da cúpula de quase três horas em Anchorage. Trump disse depois que estava abandonando a esperança de um cessar-fogo imediato, passando a defender um acordo de paz completo sem antes exigir o fim dos bombardeios russos.

Esta é a posição contrária aos líderes europeus e de Zelensky, que sustentam que a Ucrânia não pode ser forçada a negociar seu destino enquanto estiver sob ataque contínuo de Moscou.

Trump também pareceu receptivo ao plano de Putin de grandes concessões territoriais por parte dos ucranianos como condição para o fim da guerra. Ele disse a autoridades europeias por telefone, ao chegar a Washington, que Putin não havia abandonado sua exigência por toda a região leste do Donbas, sugerindo que a guerra poderia ser resolvida rapidamente se Zelensky concordasse em ceder essa área.

A disposição de Trump em fornecer garantias de segurança aos EUA – Ucrânia após o término da guerra gerou otimismo em algumas autoridades europeias, embora os detalhes de suas propostas permaneçam incertos.

Tudo isso deve gerar debates importantes na Sala Oval na segunda-feira, enquanto Trump incentiva o encerramento de um conflito que prometeu resolver em um dia ao assumir o cargo.

Após o desentendimento ocorrido em fevereiro, Trump e Zelensky progrediram significativamente na restauração do relacionamento.

O presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, juntamente com outros líderes europeus, forneceram a Zelensky diretrizes sobre como se relacionar com Trump, recomendando uma abordagem menos confrontacional e expressões mais evidentes de agradecimento pelo apoio dos Estados Unidos.

Zelenski manifestou sua gratidão pelo convite para Washington, informando no sábado (16) no X: “Na segunda-feira, terei uma reunião com o presidente Trump em Washington, D.C., para discutir todos os detalhes sobre o fim das mortes e da guerra. Sou grato pelo convite.”

O chanceler alemão Friedrich Merz, o primeiro-ministro do Reino Unido Keir Starmer, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o presidente finlandês Alexander Stubb, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e outros líderes europeus devem participar das discussões entre Trump e Zelensky, com o respaldo da Europa.

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, também pode participar da reunião em Washington, de acordo com um oficial.

O convite ao Salão Oval, poucos dias após a cúpula com Putin no Alasca, possui um significado importante. Putin recebeu uma recepção destacada em Anchorage, mas não foi fotografado com o presidente dos EUA naquela sala, que ele não frequenta desde 2005.

Trump aplaudiu quando Putin saiu da pista e entrou no carro blindado ao lado do presidente dos EUA — uma cena incomum para qualquer líder estrangeiro. Trump descreveu as conversas como “calorosas”, e as imagens do dia evidenciaram o retorno de Putin ao cenário diplomático após ter sido isolado após a invasão da Ucrânia.

Ainda assim, também foi recebido com uma demonstração de força: um sobrevoo de um bombardeiro B-2 e quatro caças F-22 Raptor estacionados ao lado do Air Force One, os mesmos aviões utilizados para interceptar aeronaves russas que invadem o espaço aéreo americano.

Na segunda-feira, Zelensky retornará ao Salão Oval pela primeira vez desde que Trump afirmou que ele estava “apostando na terceira Guerra Mundial” e o vice-presidente JD Vance acusou o líder ucraniano de falta de gratidão, perguntando: “Você já disse obrigado uma vez?”. Uma fonte próxima afirmou que Vance também participará da reunião na segunda-feira.

Trump e Zelensky se encontraram pessoalmente duas vezes desde então, e a relação entre eles melhorou significativamente.

Em abril, Trump realizou um encontro rápido com Zelensky no Vaticano, antecedendo o funeral do Papa Francisco, e em junho, em segredo, durante os bastidores da cúpula da OTAN na Holanda.

“Vocês sabem que tivemos momentos difíceis”, disse Trump após o encontro com Zelensky na aliança militar. “Ele não poderia ter sido mais duro.”

“Eu compreendi da reunião que ele preferia que isso terminasse”, declarou Trump.

O encontro no Vaticano foi privado, com Zelensky e Trump sentados próximos um do outro na Basílica de São Pedro, sob uma extensa pintura do batismo de Jesus.

“Acredito que foi a melhor conversa que tivemos com o presidente Trump até o momento”, declarou Zelensky aos jornalistas após o encontro.

Após a reunião, Trump ameaçou impor novas sanções à Rússia e questionou se Putin estava realmente interessado na paz ou apenas “ganhando tempo”.

Entretanto, alguns meses depois, ele cessou de aplicar essas novas sanções, e diversos funcionários ocidentais consideram que Putin ainda está manipulando o presidente para ganhar tempo e atingir seus objetivos na guerra.

Em maio, após Putin recusar o encontro com Zelensky em Istambul, enviando uma delegação de menor importância em seu lugar, Trump declarou aos repórteres: “Vê, nada acontecerá até que Putin e eu nos encontremos, certo?”

Trump superou tal barreira, ainda assim, alcançar uma paz duradoura permanece um desafio.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
RússiaTrumpUcrâniaZelensky
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Anderson Silva aposta em Alex Poatan contra Khamzat Chimaev em possível luta no UFC!

18/12/2025 21:25 | 1 min de leitura

● Corinthians e Vasco fazem história na final da Copa do Brasil na Neo Química Arena!

18/12/2025 21:47 | 2 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!