A Alfândega Chinesa investigou 600 milhões de indivíduos em portos internacionais nos últimos cinco anos, em busca de doenças infecciosas, conforme divulgado pelas autoridades na segunda-feira (25), ao mesmo tempo em que asseguraram o aprimoramento dos protocolos de contenção, que se tornaram uma característica da política de zero Covid-19 de Pequim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência alfandegária identificou mais de 180 mil casos de doenças infecciosas nas fronteiras da China, informou Zhao Zenglian, vice-diretor geral da agência, em uma coletiva de imprensa sobre gerenciamento de fronteiras.
Austrália e Reino Unido avisam seus viajentes sobre a possibilidade de realização de exames médicos na chegada à China, apesar de Pequim buscar reativar o turismo receptivo e atrair investimentos estrangeiros para estimular sua economia.
LEIA TAMBÉM!
Mais de 600 milhões de viajentes de entrada e 300 milhões de veículos e embarcações de entrada foram inspecionados, e 5,25 milhões de vetores de doenças foram detectados, impedindo efetivamente a entrada de mais de 30 tipos de doenças transmitidas por vetores, conforme relatou Zhao.
Não detalhou quais doenças as autoridades estavam monitorando, mas, após a pandemia, a China tem alertado sobre os riscos associados a casos importados do vírus chikungunya, transmitido por mosquitos, e de Mpox, uma infecção viral caracterizada por sintomas parecidos com os da gripe e lesões com pus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As medidas de quarentena nos portos de entrada se intensificaram… As secretarias de saúde e controle de doenças uniram-se para implementar um sistema de monitoramento contínuo: do exterior à fronteira e, em seguida, para o interior.
As restritas políticas de combate ao Covid-19 na China, implementadas desde o início de 2020 até dezembro de 2022, impediram o país que detém a segunda maior economia global de intercâmbios com o exterior.
Aquelas poucas pessoas que entraram foram inspecionadas na fronteira, colocadas em quarentena em locais específicos e, em seguida, transportadas para suas casas para um isolamento subsequente, em um sistema contido.
Fonte por: CNN Brasil