Em caso de retaliação, o Brasil enfrentará aumento de tarifa de 50% na mesma proporção, afirma Trump

O presidente dos EUA ameaçou com novas taxações se o governo Lula aumentar impostos sobre produtos americanos.

09/07/2025 20:37

1 min de leitura

Em caso de retaliação, o Brasil enfrentará aumento de tarifa de 50% na mesma proporção, afirma Trump
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), alertou que, caso o Brasil aumente as tarifas sobre produtos norte-americanos, haverá um aumento proporcional à tarifa de 50% já imposta às exportações brasileiras. O anúncio foi feito na rede Truth Social nesta quarta-feira (9.jul.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formulário de cadastro

Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump declarou que a alíquota de 50% é insuficiente para reparar as “graves injustiças” no comércio bilateral. Leia a íntegra do texto, em inglês (PDF – 64 kB), e da versão do documento assinado por Trump (PDF – 225 kB).

Leia também:

O presidente norte-americano escreveu: “Se, por qualquer motivo, o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos”.

Os Estados Unidos iniciaram uma investigação oficial contra o Brasil, fundamentada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, devido a supostas práticas comerciais injustas e ataques às atividades comerciais digitais de empresas americanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de uma justificativa legal que permite aos Estados Unidos implementar medidas como tarifas adicionais. O mecanismo foi aplicado recentemente contra a China para justificar o aumento tarifário.

Trump mencionou, na carta, que está disposto a reconsiderar a medida se o Brasil diminuir as barreiras comerciais e abrir seu mercado.

Ele declara que as taxas podem ser modificadas em ambas as direções, para cima ou para baixo, conforme a relação entre os países.

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.