Em 25 anos, o custo da energia aumenta e eleva o preço do pão em 85%, aponta pesquisa

Entre 2000 e 2024, o preço do pão francês aumentou em 509%, sendo que 85% dessa variação é atribuída ao repasse de custos energéticos, conforme dados da…

1 min de leitura

Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O preço por unidade de energia elétrica aumentou 1.299% nos últimos 25 anos, aproximadamente quatro vezes superior à inflação oficial do Brasil durante o mesmo período (326%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação aparece em um estudo produzido pela Ex Ante Consultoria Econômica, contratado pela ABRACE Energia e publicado nesta quinta-feira (3).

O aumento nos preços de diversos bens e serviços se deveu primariamente ao repasse dos custos energéticos. O pão francês, por exemplo, subiu 509% no período, sendo 85% disso explicado pela energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A elevação também é percebida no leite longa vida (86% relacionada ao custo da energia) e no queijo (92% atribuída ao custo energético). Entre os materiais de construção, o cimento apresentou alta de 218% vinculada diretamente ao custo energético.

O estudo apurou um aumento de 2.251% no preço do gás natural entre 2000 e 2024, aproximadamente sete vezes maior que a variação do IPCA nesse mesmo período.

LEIA TAMBÉM!

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile