Em 2025, o Escritório da ONU relata que mais de 800 indivíduos foram executados no Irã

Em julho, foram realizadas 110 execuções, um valor superior ao dobro das realizadas no mesmo mês do ano anterior.

29/08/2025 11:27

1 min de leitura

Em 2025, o Escritório da ONU relata que mais de 800 indivíduos foram executados no Irã
(Imagem de reprodução da internet).

A ONU informou que, até o dia 29, as autoridades iranianas realizaram a execução de pelo menos 841 indivíduos em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ONU informou que 110 indivíduos foram executados em julho, mais do que o dobro da quantidade registrada no mesmo mês do ano anterior. Dentre as vítimas, estavam mulheres, cidadãos afegãos e minorias étnicas, incluindo balúchis, curdos e árabes.

O elevado número de execuções indica um padrão sistemático de uso da pena de morte como instrumento de intimidação estatal, com ataques desproporcionais a minorias étnicas e migrantes, afirmou a porta-voz do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Ravina Shamdasani, aos repórteres em Genebra.

Leia também:

O Irã recusou-se a atender a várias solicitações para aderir ao movimento global pela revogação da pena capital, afirmou Shamdasani.

De acordo com o ACNUDH, atualmente onze indivíduos correm risco de execução imediata, sendo seis acusados de “rebelião armada” e outros cinco pela pena de morte devido à sua participação nos protestos de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, solicitou ao Irã que suspenda temporariamente as execuções como medida em direção à abolição total da pena capital.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)