Em 2025, espera-se que mais de 700 mil pessoas realizem o exame no domingo (3)
Serão realizadas provas nos períodos da manhã e da tarde em todo o país.
O Inep aplicará no domingo (3) em todo o país o Encceja 2025. Estão inscritas 744.164 pessoas, das quais 114.343 buscam a certificação para o Ensino Fundamental e 629.821, para o Ensino Médio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As avaliações ocorrerão nos períodos da manhã e da tarde. No primeiro período, os portões são abertos às 8h e fechados às 8h45. As provas iniciam às 9h e finalizam às 13h.
Com o segundo turno, as portas estarão abertas às 14h30 e fechadas às 15h15. A aplicação da tarde começará às 15h30 e se estenderá até as 20h30. Os candidatos com direito a tempo adicional terão 60 minutos adicionais, após os horários previstos para o encerramento das provas, para concluir o exame. A aplicação seguirá o horário de Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avaliações no Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, serão realizadas quatro provas objetivas que avaliarão os seguintes componentes curriculares:
Provas – Ensino Médio
O Ensino Médio seguirá o seguinte cronograma de aplicação:
Leia também:
Inscrições Abertas para o Programa de Verão da USP 2026 com 26 Cursos de Saúde Pública
Dia Nacional do Livro: Marco Lucchesi destaca a importância da leitura desde a infância
Comvest divulga gabarito oficial da primeira fase do Vestibular Unicamp 2026; veja detalhes!
O que é o Encceja?
Realizado pelo Inep desde 2002, o exame permite a reintegração ao percurso escolar. A participação no Encceja é voluntária, gratuita e voltada para jovens e adultos que não completaram seus estudos na idade adequada.
As avaliações medem competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos durante o percurso escolar ou extracurricular, e as secretarias de Educação e os institutos federais empregam esses resultados como critério para atestar os indivíduos no nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Na versão do Encceja 2025, o resultado será publicado em 15 de dezembro de 2025.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












