Em 2025, a Segurança Pública da Bahia contabilizou mais de 210 mil chamados falsos
Os meses com maior volume são os das férias escolares.

Entre janeiro e agosto deste ano, os serviços de emergência da Bahia registraram mais de 32 milhões de chamadas. Destes, 210.441 eram trotes. Segundo o balanço da Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP-BA), essa quantidade representa 6,4% das ligações destinadas ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que atende as centrais da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
De acordo com os dados, os meses de janeiro e junho apresentaram o maior volume de chamadas falsas, atingindo quase 7%, percentual relacionado ao período de férias escolares, momento em que os números tendem a aumentar.
Na capital e na Região Metropolitana de Salvador, o percentual de trotes é significativamente elevado, atingindo 8,2% das chamadas atendidas. No interior do estado, os trotes corresponderam a 5,6% dos casos.
Leia também:

Novas prisões ocorrem em relação ao crime envolvendo Mãe Bernadete na Bahia

Mulher detida na Bahia por aplicar golpes em cartões de crédito de idosos

Tirador da PM recebia valores e alcoóis para autorizar a construção de muros graffitados na Bahia
As autoridades reiteram que a conduta causa prejuízos diretos ao atendimento. “Quando direcionamos recursos para uma ocorrência falsa, podemos estar deixando de atender situações reais. É algo que parece brincadeira, mas o resultado é extremamente perigoso”, ressaltou a capitã da Polícia Militar Priscila Lemos, da Superintendência de Telecomunicações da SSP.
Interromper ou dificultar o atendimento de serviços de urgência constitui crime, sujeitando o infrator a sanções penais, incluindo multa e pena de reclusão que pode variar de três a seis anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.