Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Em 2024, o Brasil aponta para aproximadamente 4 fraudes de estelionato a cada minuto

Em 2024, o Brasil aponta para aproximadamente 4 fraudes de estelionato a cada minuto

O estado de São Paulo registrou o maior volume de ocorrências por dois anos seguidos (2023-2024), conforme apontado na 19ª edição do Anuário Brasileiro …

Por: Lara Campos

24/07/2025 22:33

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), apontou um aumento de 408% nos registros de estelionato no Brasil entre 2018 e 2024. Em 2024, o país enfrentou aproximadamente 2,2 milhões de casos, o que representa cerca de 4 golpes por minuto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o diretor-presidente do FÓrum Brasileiro de Segurança Pública e Professor da FGV EAESP, Renato Sérgio de Lima, a média nacional de registros de estelionatos é de 1.019,2 crimes por grupo de 100 mil habitantes em 2024.

Adicionalmente, o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública identificou São Paulo como o estado com o maior volume de ocorrências criminais nos últimos dois anos (2023 e 2024). O Distrito Federal também se apresentou com dados superiores à média.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Paulo apresentou uma taxa 71,1% superior à média do Brasil, com 1.744 estelionatos por grupo de 100 mil habitantes. O Distrito Federal registrou uma taxa 65% maior, com 1,6 mil casos para cada 100 mil habitantes. O Paraná ocupa a terceira posição, com 1,3 mil estelionatos por grupo de 100 mil habitantes.

Segundo o levantamento, Paraíba, Maranhão e Pará apresentam as menores taxas de registros de estelionates no país, com 235,4; 285,3 e 438,5 crimes por 100 mil habitantes, respectivamente.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Greve dos Correios: TST Propõe Mediação Urgente para Resolver Conflito com Sindicatos

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Lula promove conversa informal com jornalistas e revela planos para 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Debate sobre Stalking no Brasil ganha força após prisão de suspeito em caso de Isis Valverde

O presidente do diretório, Renato Sérgio, ressalta que a baixa taxa de registros na Paraíba, 77% menor que a média nacional, pode indicar variações na classificação criminal que influenciam os registros e, consequentemente, a comparação realizada.

Fraudes eletrônicas.

O volume de estelionatos por meios eletrônicos cresceu 17% em relação a 2023. Um dos fatores que contribuíram para esse aumento foi o estímulo à transformação digital, iniciado em 2020, o primeiro ano da pandemia de Covid-19.

De acordo com o Anuário, os casos de estelionatos por meios digitais foram inseridos em 2021 na legislação, e diversas Unidades da Federação ainda não conseguem diferenciá-los dos demais tipos de golpes.

O estado de São Paulo, por exemplo, não disponibiliza os registros digitais, apresentando apenas a totalidade dos casos de estelionatos – sem que o crime eletrônico esteja incluso. O mesmo ocorre com Ceará e Rio de Janeiro, estados com elevados números de registros policiais.

A 19ª edição apresenta um recorte sobre roubos e furtos, com o objetivo de esclarecer os dados. De acordo com esse levantamento, a cidade de São Paulo concentrou 18,5% de todos os roubos e furtos de celulares registrados no Brasil em 2024.

De acordo com o estudo, crimes desse tipo ocorrem com maior frequência aos sábados e domingos, apresentando uma taxa de incidência de 34% nesses dias.

Investigações em curso.

Uma outra preocupação reside nas dificuldades enfrentadas pelas vítimas ao formalizarem as denúncias criminais e na limitada capacidade de investigação e esclarecimento de crimes no Brasil. Com base nos dados de 2024, o Poder Judiciário lida com aproximadamente 2,4% dos casos de estelionatos registrados pelas polícias civis.

De acordo com a pesquisa, em 2019 o crime de estelionato passou a ser de ação penal pública condicionada à representação do ofendido, com algumas exceções, como: vítimas maiores de 70 anos, crianças ou adolescentes, pessoa com deficiência mental ou crime contra a Administração Pública.

O Ministério Público poderá apresentar denúncia somente se a vítima manifestar formalmente o interesse na persecução penal, no prazo de 6 meses a partir do conhecimento da autoria do crime.

Segundo Renato Sérgio, o painel do CNJ “Justiça em Números” revela que, até 2024, contabilizaram-se apenas 51.793 novos casos de estelionato, dos quais 2.195 foram contra idosos e 6.421 classificaram-se como estelionatos majorados.

Ao se verificar uma denúncia, persiste a chance do autor do crime celebrar um acordo com o Ministério Público para suspender o processo, contanto que haja a devolução do prejuízo causado às vítimas que não sofreram violência física ou ameaça, ou o réu seja primário.

A consequência é que a probabilidade de sofrer punição por fraude é muito baixa e, quando o responsável é identificado, ele apenas deverá compensar o dano e não será processado criminalmente, conclui o presidente-diretor.

Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha indicou que mais de 17 milhões de pessoas com 16 anos ou mais sofreram fraudes e golpes (muitos registrados como estelionato) entre julho de 2023 e junho de 2024, causando um prejuízo estimado de R$ 25,5 bilhões.

Sob a supervisão de Pedro Osorio.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
crimes digitaiscrimes eletrônicosestelionatoestelionatosgolpesinvestigação fraudesprevenção fraudesroubos furtossegurança pública
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Mais Notícias

Alemanha expressa frustração com novo adiamento do acordo de livre comércio com o Mercosul

19/12/2025 10:53 | 3 min de leitura

● São Paulo Contrata Danielzinho e Define Estratégia para Temporada de 2026!

19/12/2025 12:10 | 2 min de leitura

● Mega da Virada 2025: R$ 1 Bilhão em Jogo! Chance Única de Fazer o Brasil Ganhar!

19/12/2025 9:40 | 2 min de leitura

● Túlio e Estela se beijam após crise! Revelação chocante em "Êta Mundo Melhor!"

19/12/2025 9:44 | 2 min de leitura

● Muschietti Revela: "It" Pode Ter 2ª Temporada, Mas Com Grandes Surpresas!

19/12/2025 11:27 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!