Elefante-marinho encanta moradores de Tramandaí ao passear pela praia! Veja o momento inusitado que surpreendeu a todos e como o animal foi resgatado.
Na tarde da última terça-feira (30), um elefante-marinho chamou a atenção dos habitantes de Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul, ao passear pela orla da praia. O mamífero, em busca de sombra para escapar do calor intenso, levou o Comando Ambiental da Brigada Militar a monitorar a área.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um vídeo registrou o momento em que o elefante-marinho se aproxima de veículos e atravessa uma rua pela faixa de pedestres. Após essa movimentação, o animal retornou à areia da praia, onde foi cercado por curiosos. Algumas pessoas, ao perceberem a situação, retiraram cadeiras e guarda-sóis para facilitar o retorno do elefante-marinho ao mar de forma segura, com a coordenação da corporação.
Segundo informações do Comando Ambiental, o elefante-marinho pode pesar mais de 3 toneladas e medir até 6 metros de comprimento. Apesar de seu tamanho imponente, o animal tende a ser pacífico quando não se sente ameaçado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), essa espécie pertence à família dos focídeos. Existem duas principais: o elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), que habita o Hemisfério Sul, e o elefante-marinho-do-norte (Mirounga angustirostris), encontrado no Hemisfério Norte.
As autoridades recomendam que, ao avistar um elefante-marinho, as pessoas mantenham distância, evitando se aproximar, alimentar ou tocar no animal.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.