Eduardo Paes denuncia “forças ocultas” na Anac que ameaçam o Aeroporto Santos Dumont e criticam mudanças nas restrições de voos. Entenda a polêmica!
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), fez uma declaração no X neste domingo (21), onde afirmou que “forças ocultas” estão atuando na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para modificar a política de restrição do número de voos no Aeroporto Santos Dumont.
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Ele ressaltou que a coordenação do sistema aeroportuário da cidade é essencial para fortalecer o Aeroporto Internacional do Galeão, considerando essa medida “fundamental para o desenvolvimento do Rio e do Brasil”.
Em sua publicação, Paes mencionou um despacho da Anac, datado de 17 de dezembro, que convocou as companhias aéreas para uma reunião “de última hora”, com o intuito de discutir a possível flexibilização das regras atuais. O prefeito relacionou essa decisão da agência à viabilização da relicitação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
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Paes destacou que, após os esforços do presidente Lula e do ministro Silvio Costa Filho, a relicitação do Galeão está prevista para março de 2026. Ele criticou a movimentação da Anac, que, segundo ele, ocorre de forma obscura para flexibilizar as restrições de voos no Santos Dumont.
O prefeito também considerou “um absurdo” que um acordo do TCU (Tribunal de Contas da União) seja utilizado como justificativa para essa mudança, já que a decisão visava preservar a política pública que fortaleceu o Galeão.
No final de sua postagem, Paes expressou confiança de que o governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Silvio Costa Filho, não permitirá que “a maior conquista do governo seja ameaçada por interesses que são, no mínimo, estranhos”.
Desde outubro de 2023, o Aeroporto Internacional do Galeão tem visto um aumento na frequência de voos. Essa mudança foi uma resposta a uma diretriz da Secretaria Nacional de Aviação Civil, que estabeleceu um limite de 10 milhões de passageiros no Santos Dumont até o final de 2023.
A partir de 2024, o Santos Dumont passou a operar apenas voos dentro de um raio de até 400 quilômetros.
O Galeão, por sua vez, registrou um crescimento de 35% no número de passageiros em comparação a 2022, alcançando 7,9 milhões de viajantes. Essa situação reflete as mudanças nas políticas de aviação e a dinâmica entre os dois aeroportos da cidade.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.