“E-sports é um desafio a ser explicado”, afirma Maurício Lima da Oddin.gg ao Poder360
Maurício Lima afirma ao Poder360 que o Brasil precisa avançar na regulação e investir em educação sobre o mercado de jogos eletrônicos.
Desafios do Setor de E-sports
O Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Oddin.gg, Maurício Lima, declarou nesta quarta-feira (22.out.2025), em entrevista ao Poder360, que os principais desafios do setor incluem educar o público e assegurar a integridade das competições eletrônicas. A afirmação foi feita durante o BiS Brasília, evento focado no mercado de apostas e games.
“Eu venho de um mercado de esportes. Já conheço esse setor há mais de 10 anos. No mercado de gaming, entrei faz somente 8 meses, e percebo esse desafio de explicar às pessoas o que é o mercado de e-sports e qual é a diferença em relação ao esporte tradicional”, comentou.
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Funcionamento dos E-sports
Segundo ele, existe uma “dúvida latente” sobre como funcionam os e-sports, que são competições de jogos eletrônicos organizadas por empresas conhecidas como publishers. “Quando a gente compara com o esporte tradicional, não existe uma empresa que é dona do futebol. Há uma confederação que representa e organiza os torneios. Nos e-sports, as desenvolvedoras são donas da propriedade intelectual do jogo e podem organizar ou licenciar os torneios”, explicou.
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Lima mencionou empresas como Riot Games, Valve e Epic Games como algumas das principais desenvolvedoras do setor e ressaltou o crescimento do público brasileiro. “Os e-sports não são só para crianças. Muitos adultos têm o videogame como parte do lazer. Eu acompanho torneios desde os anos 2000”, afirmou.
Integridade e Combate à Manipulação
O executivo destacou que a Oddin.gg, presente em quatro continentes, trabalha para prevenir manipulações de resultados em campeonatos. “Há uma responsabilidade compartilhada dentro do ecossistema. As empresas que organizam os torneios precisam certificar as regras e avisar sobre qualquer tipo de manipulação. Nós utilizamos tecnologia e equipes preparadas para o gerenciamento de risco dessas operações”, disse.
Lima também mencionou que a empresa aplica aprendizado de máquina e análises estatísticas para identificar comportamentos anormais em apostas. “A gente entende se há algum tipo de comportamento que não é comum durante as apostas e trabalha junto com operadores e organizadores para identificar o risco”, declarou.
Regulação dos E-sports no Brasil
O gerente da Oddin.gg avaliou que o Brasil ainda está em processo de amadurecimento regulatório em relação aos esportes eletrônicos. “O Brasil tem uma regulamentação nova, desde janeiro. O tema de e-sports ainda é recente quando comparado a esportes tradicionais, que têm mais de 100 anos”, afirmou.
Ele ressaltou que a empresa tem dialogado com associações e autoridades públicas para contribuir com o desenvolvimento do setor. “A gente trabalha com pessoas do mercado e com o governo para educar, explicar como funciona o mercado e criar uma solução que funcione para todos – desenvolvedoras, governo, operadores e consumidores”, concluiu.
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.