É necessário reduzir drasticamente as emissões até 2030, afirmam especialistas

Delegados que participaram da Global Tipping Points Conference buscam influenciar líderes globais na COP30.

10/07/2025 18:13

1 min de leitura

É necessário reduzir drasticamente as emissões até 2030, afirmam especialistas
(Imagem de reprodução da internet).

Uma declaração assinada por quase 200 delegados que participaram da Global Tipping Points Conference defendeu que a humanidade necessita reduzir 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, considerando os níveis registrados em 2010. O encontro ocorreu entre os dias 30 de junho e 3 de julho na Universidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta dos delegados é exercer pressão sobre as autoridades internacionais em direção a uma redução drástica e sem precedentes da emissão de carbono na atmosfera, com o objetivo principal da COP30.

Para reduzir o excesso, as emissões globais de gases de efeito estufa devem ser diminuídas pela metade até 2030 em relação aos níveis de 2010, exigindo uma aceleração sem precedentes na descarbonização.

Leia também:

Dessa maneira, o mundo poderá alcançar emissões líquidas zero no tempo hábil para que o aumento da temperatura global esteja bem abaixo de 2°C e comece a retornar, e depois ficar abaixo de 1,5°C. Isso também exigirá o aumento da escala da remoção sustentável de carbono da atmosfera.

O aumento de 1,5 °C em relação à média global é considerado, pelos cientistas, o limite crítico para o clima. A partir desse valor, as mudanças climáticas podem se tornar caóticas e irreversíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ecossistemas de recifes de corais tropicais já ultrapassaram seu ponto de inflexão e estão enfrentando uma perda sem precedentes, comprometendo a subsistência de centenas de milhões de pessoas que dependem deles.

A CNN Brasil oferece cobertura especial da COP 30.

Aquecimento global versus mudança climática: compreenda a diferença.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.