O encontro virtual entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelado 12 horas após sua confirmação inicial. A reunião, que ocorreria na próxima quarta-feira (13), teve o link de acesso enviado aos participantes, conforme apuração do analista de Internacional Lourival Sant’Anna, no CNN Prime Time.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cancelamento se deu após ações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto a seus contatos na Casa Branca e no Departamento de Estado americano. Esses contatos não tiveram acesso direto a Bessent, mas possivelmente influenciaram Dan Katz, chefe de gabinete do Secretário do Tesouro.
A reunião representaria uma chance de abordar temas comerciais relevantes entre os dois países, abrangendo os impostos sobre produtos brasileiros e seus efeitos no mercado americano. Bessent, em sua função de Secretário do Tesouro, poderia analisar as implicações econômicas dessas medidas para ambos os países.
LEIA TAMBÉM!
A equipe técnica do Tesouro americano continuava com diálogos promissores com os assessores de Haddad. Contudo, o cancelamento foi visto como uma decisão política, sem, por ora, chances de reagendamento do encontro.
Fonte por: CNN Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE