É improvável que um país considerado irmão sancione uma autoridade brasileira, afirma Marco Aurélio Mello
O ex-ministro aposentado do STF tem se manifestado de forma crítica em relação à condução do processo referente à tentativa de golpe de Estado.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello criticou, em contato com a CartaCapital na quinta-feira 31, a decisão do governo de Donald Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A que ponto chegamos… Cabe à reflexão e buscar dias melhores. É impensável um governo de país irmão impor sanções à autoridade brasileira. Tempos estranhos”, afirmou Mello. “Onde vamos chegar?”
Diversas manifestações de solidariedade a Moraes ocorreram nas últimas horas: colegas do Supremo, a Procuradoria-Geral da República, o presidente Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entre outros, expressaram apoio ao magistrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marco Aurélio, contudo, tem se mostrado crítico da forma como Moraes conduz processos no STF, notadamente a ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. O principal réu no caso é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na semana passada, questionado em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo sobre o que embasa as decisões de Moraes, o ministro aposentado respondeu que teria de colocar o ex-colega “em um dilema”. “O que eu digo é que essa atuação alargada do Supremo, e uma atuação tão incisiva, implica desgaste para a instituição”, acrescentou, na ocasião.
Leia também:
Ex-deputada presa por mandar assassinato do marido
Ministra Declara Acusações de Levianas como Infundadas e Inúteis
Líder do MDB no Senado se opõe ao apoio à PEC que garante a blindagem
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












