Duas das dez atividades econômicas apresentaram registros de demissões no segundo trimestre

Somente os segmentos de hospedagem e alimentação, bem como os serviços domésticos, apresentaram queda na ocupação.

16/09/2025 13:38

1 min de leitura

Duas das dez atividades econômicas apresentaram registros de demissões no segundo trimestre
(Imagem de reprodução da internet).

Apenas duas das dez atividades econômicas apresentaram registros de demissões no trimestre que encerrou-se em julho, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a transição do período trimestral finalizado em abril para o encerrado em julho, observou-se uma diminuição na ocupação em alojamento e alimentação (-95 mil trabalhadores) e em serviços domésticos (-55 mil).

O número de trabalhadores na construção civil permaneceu estável.

Leia também:

Registrou-se criação de empregos em administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (522 mil), indústria (67 mil), transporte (60 mil), outros serviços (102 mil), agricultura (206 mil trabalhadores), comércio (88 mil) e informação, comunicação e atividades financeiras, profissionais e administrativas (260 mil).

Em comparação com o ano anterior, houve aumento de contratações nos setores comércio (398 mil), indústria (580 mil), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (677 mil), construção (29 mil), outros serviços (127 mil), informação, comunicação e atividades financeiras, profissionais e administrativas (480 mil) e transporte (360 mil).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atividade agrícola demitiu 111 mil trabalhadores, o setor de alojamento e alimentação dispensou 64 mil, e o setor de serviços domésticos, 137 mil.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital possibilita a consulta de oportunidades de emprego.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.