Dor de dente pode ser confundida com infarto, segundo especialista, Kalil
O assunto será discutido em detalhes no “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista”, neste sábado (30), às 19h30, na CNN Brasil.

A dor de dente é uma das queixas de saúde mais comuns no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o sintoma afeta aproximadamente 40% da população brasileira. No entanto, apesar de ser frequente e parecer simples, a condição pode ter impactos na saúde que vão além do desconforto, podendo estar relacionada a outras doenças e, inclusive, levar à ansiedade e ao estresse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas alertam no “CNN Sinais Vitais” – Dr. Kalil Entrevista deste sábado (30). No programa, Dr. Roberto Kalil entrevista o professor titular de Endodontia, Celso Caldeira, e a professora Mariana Braga, ambos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
As causas frequentes de dor de dente incluem cáries, abscessos, traumas e pericoronite (quando a gênese do dente do siso invade o tecido gengival).
Leia também:

Cirurgia cerebral pode tratar depressão resistente; saiba como funciona

É necessário transpirar para perder peso durante o exercício? Especialistas explicam

A prática de atividades ao ar livre contribui para a prevenção de miopia
Contudo, conforme Caldeira, a dor dentária também pode estar associada a outras questões de saúde do corpo e, em certos casos, pode ser confundida com sinais de infarto. Ademais, o especialista ressalta que doenças cardiovasculares e diabetes possuem relação comprovada com problemas orais.
O especialista também discute como o consumo de açúcar e produtos industrializados afeta a saúde bucal. “Principalmente os jovens estão muito acostumados às bebidas energéticas e aos refrigerantes que prejudicam os dentes”, afirma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O tratamento da dor de dente costuma incluir o uso de analgésicos, antibióticos (quando há infecção) e procedimentos específicos, como drenagem e a remoção do dente envolvido, em situações mais graves.
O especialista alerta para a relevância de evitar tratamentos caseiros para aliviar os sintomas, pois “podem causar prejuízos superiores ao próprio efeito e excluem o acompanhamento odontológico adequado”. A profissional destaca, ainda, que o consumo de tabaco e álcool são os fatores de risco primários para o câncer oral, que frequentemente se apresenta como uma lesão pequena e sem dor.
O programa também discute a prevenção e os impactos sociais e socioeconômicos do sintoma, a importância dos dentes para a saúde geral da boca, as doenças bucais mais comuns em cada faixa etária e como a tecnologia tem auxiliado no diagnóstico e tratamento.
O programa “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” será exibido no sábado, 30 de agosto, às 19h30, na CNN Brasil.
Dor de dente: identifique as causas primárias e o momento adequado para buscar assistência profissional.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)