Análise do texto
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou no domingo, 29 de junho de 2025, que poderia reduzir os fundos federais destinados a Nova York caso Zohran Mamdani, deputado democrata e eleito nas primárias para a prefeitura, seja eleito e “não se comporte”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista à emissora Fox News, Trump classificou Mamdani como “comunista puro” e disse considerar “inconcebível” uma eventual vitória do político. “Se ele vencer, eu sou o presidente. E ele vai ter que fazer a coisa certa, senão não receberá nenhum dinheiro”, declarou.
De acordo com a Controladoria da cidade, Nova York recebe mais de US$ 100 bilhões anualmente em transferências federais, provenientes de diversos programas e agências.
LEIA TAMBÉM!
Mamdani refutou as declarações em entrevista à NBC. “Não, eu não sou comunista”, afirmou. O candidato disse que já “se acostumou” com os ataques de Trump. Para ele, o objetivo do presidente é “distrair” os eleitores nova-iorquinos.
Quem é Zohran Mamdani?
Mamdani é um deputado estadual socialista de 33 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto do candidato, que disputará as eleições em 4 de novembro, inclui:
Ele afirmou que as iniciativas seriam financiadas com US$ 10 bilhões provenientes de novos impostos sobre empresas e a parcela mais rica da população.
Nas eleições gerais, Mamdani competirá com o atual prefeito de Nova York, Eric Adams (Partido Democrata), que optou por concorrer como independente.
Curtis Sliwinski, fundador dos Guardian Angels, uma organização sem fins lucrativos de prevenção ao crime, será o candidato republicano. Ele aposta em uma campanha focada na segurança pública e no combate à criminalidade.
Caso vença, Mamdani será o primeiro prefeito muçulmano de Nova York. Durante a campanha, o congressista visitou mesquitas em um esforço para atrair o voto desse eleitorado. A cidade tem aproximadamente 1 milhão de muçulmanos entre os cerca de 8 milhões de habitantes.
Fonte por: Poder 360