Doca, líder do CV na Penha, e Edgard Alves Andrade, o “Urso”, alvo de megaoperação por homicídios

Edgard Alves Andrade, o “Urso”, é um dos criminosos mais procurados do estado, sendo investigado por mais de 100 homicídios.

29/10/2025 8:11

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Captura de Edgar Alves Andrade, o “Doca

Edgar Alves Andrade, conhecido como “Doca” ou “Urso”, tem 55 anos e é identificado como a principal liderança do Comando Vermelho (CV) no Complexo da Penha, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele era um dos alvos da grande operação realizada na quarta-feira (28).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A captura de Urso conta com uma recompensa de R$ 100 mil.

Conforme as informações das forças de segurança, Doca é o chefe do tráfico de drogas na comunidade. De acordo com o sistema prisional, ele está evadido e é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investigações e mandados de prisão

No final de 2023, Doca foi identificado em investigações como o mandante da execução de três médicos e da tentativa de homicídio de uma quarta vítima na Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio. As vítimas estavam participando de um congresso de medicina e foram confundidas com milicianos de Rio das Pedras.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem mais de 20 mandados de prisão expedidos contra Edgar Andrade.

Leia também:

Prisão do braço direito de Doca

Conforme informações da CNN Brasil, Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como Belão, que é considerado o braço direito de Doca, foi preso durante a megaoperação das polícias do Rio de Janeiro na terça-feira (28). Belão é uma figura importante no Complexo da Penha.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.