O Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, declarou em entrevista a jornalistas na quarta-feira (4) que a confirmação do caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Zoológico de Brasília, inicialmente, não afetou as exportações do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quase toda a produção de aves de frango do Distrito Federal é direcionada à exportação. Nossos principais compradores são Arábia Saudita, Japão, Rússia e México. O único país que interrompeu as importações foi o México, que suspendeu a compra de todo o Brasil após o ocorrido no Rio Grande do Sul.
O autor relatou na entrevista que o caso de gripe aviária da ave irê foi o primeiro e único confirmado no DF até agora. As amostras de um pombo encontrado morto na região testaram negativo. Ele ainda ressaltou que a doença foi detectada em um animal migratório de vida livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A secretária informa que as vistorias no Zoológico de Brasília, até o momento, não identificaram novas aves com sintomas compatíveis com a doença. Da mesma forma, as inspeções no “perifoco”, em um raio de três quilômetros do local da confirmação, não geraram preocupações.
Em caráter preventivo, o zoológico suspendeu temporariamente suas atividades, e o fechamento permanecerá até pelo menos o dia 12 de junho, caso novos casos sejam identificados no período.
LEIA TAMBÉM!
O Brasil detém a maior fatia de vendas de veículos elétricos na América Latina.
Fonte por: CNN Brasil
