Distrito de Columbia processa governo de Trump por exercer controle sobre a polícia

A polícia da capital dos Estados Unidos está sob o comando da administração federal, que também deslocou a Guarda Nacional para as vias da cidade.

15/08/2025 14:47

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O procurador-geral de Washington processou a administração de Donald Trump por considerar uma tomada de controle “hostil” da força policial da capital americana, necessária, segundo o presidente republicano, para combater o crime violento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta semana, o chefe implementou o controle da Polícia Metropolitana da capital ao governo federal e acionou a Guarda Nacional nas ruas da cidade. Em seguida, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, ordenou a nomeação de um oficial escolhido por ela como comissário policial temporário.

O promotor Brian Schwalb escreveu em uma ação apresentada perante um tribunal federal que a lei federal não autoriza essa usurpação descarada da autoridade do distrito sobre seu próprio governo, solicitando a suspensão imediata da ordem de Bondi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações do governo “irão além dos limites da autoridade restrita do presidente e, em vez disso, buscam a tomada (de controle) hostil” do Departamento Metropolitano de Polícia (MPD, em sua sigla em inglês), afirmou Schwalb em uma declaração nas redes sociais.

Isso representa uma ofensa à dignidade e à autonomia de 700 mil americanos que vivem em Washington.

Leia também:

Diferentemente dos cinquenta estados, Washington mantém uma relação singular com o governo federal, restringindo sua autonomia e assegurando ao Congresso um controle excepcional sobre os assuntos locais.

A partir da segunda metade da década de 1970, a Lei de Autonomia Local possibilitou que os moradores escolhessem um prefeito e uma câmara municipal, ainda que o Congresso mantivesse a gestão do orçamento da cidade.

A cidade, predominantemente democrata, recebe críticas dos políticos republicanos de que está sobrecarregada pelo crime, com grande número de moradores em situação de rua e com problemas de gestão financeira.

Contudo, dados da Polícia do Distrito de Columbia revelam reduções notáveis no crime violento de 2023 para 2024, embora isso tenha acontecido após um crescimento durante a pandemia.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.