Novas Regras de Verificação de Idade no Discord
O Discord anunciou um conjunto de novas diretrizes para verificação de idade e restrição de conteúdos no aplicativo. A partir de março de 2026, todas as contas terão as configurações para adolescentes ativadas por padrão. Para remover essas restrições, será necessário confirmar a idade por meio de reconhecimento facial ou envio de documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa mudança visa restringir o acesso a determinados espaços que possuem classificação etária e aplicar filtros de conteúdo no aplicativo. Segundo a empresa, a iniciativa busca proporcionar uma experiência mais segura para os usuários.
O que muda no Discord?
Com as novas regras, todas as contas, sejam novas ou já existentes, receberão as configurações de conteúdo voltadas para adolescentes. Isso implica que até mesmo perfis de adultos estarão sujeitos a essas medidas, mas uma verificação simples de idade pode tornar a experiência menos restritiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As contas passarão a ter as seguintes alterações:
- Filtro de conteúdo para desfocar postagens consideradas sensíveis;
- Limitação de acesso exclusivo para adultos a servidores, canais e espaços específicos;
- Caixa de entrada separada para solicitações de mensagens de perfis desconhecidos;
- Alertas sobre pedidos de amizade de possíveis desconhecidos;
- Restrições para que apenas adultos possam se comunicar nos palcos de servidores.
Como verificar a idade na plataforma?
Contas de adultos podem remover rapidamente as restrições ao passar por um processo de verificação. O Discord permite que os usuários enviem um vídeo de selfie ou escaneiem um documento que comprove que têm mais de 18 anos.
LEIA TAMBÉM!
Além disso, o aplicativo contará com um sistema que tenta identificar se uma conta pertence a um adulto, dispensando o processo de verificação em alguns casos. A empresa destaca que o processamento das imagens ocorre no dispositivo do usuário, garantindo que a verificação seja privada e realizada apenas uma vez na maioria das situações.
Outros aplicativos adotam soluções semelhantes
Em 2026, a utilização de mecanismos de inteligência artificial para prever a idade dos usuários e aplicar restrições de conteúdo a menores de idade está se tornando uma tendência. Algumas plataformas já implementaram ferramentas semelhantes, identificando padrões de uso, como horários de acesso, para estimar a idade dos usuários.
Essas iniciativas surgem em um contexto onde órgãos regulatórios estão exigindo medidas para restringir conteúdos a crianças e adolescentes em plataformas digitais, incluindo discussões no Brasil sobre a necessidade de regulamentação.
