Diretora denuncia: peça em cartaz no Sesc causa indignação

Peça em cartaz no Sesc Avenida Paulista até 28 de setembro. “Rios vivem uma catástrofe”, denuncia diretora.

19/09/2025 20:47

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Espetáculo “Tapajós”: Uma Imersão na Catástrofe do Rio

O Sesc da Avenida Paulista, em São Paulo, apresenta até o dia 28 de setembro o espetáculo “Tapajós”, uma produção que resulta de mais de uma década de pesquisa sobre os rios brasileiros. A peça, parte do Projeto Margens, iniciado em 2014, busca capturar o “testemunho” desses rios, especialmente aqueles que enfrentam catástrofes ambientais, conforme revelado em entrevista à Rádio Brasil de Fato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Origem e a Contaminação do Tapajós

Diretamente pela renomada Gabriela Carneiro da Cunha, o espetáculo explora a jornada do rio Tapajós, que nasce no Mato Grosso, serpenteia pelo Pará até desaguar no Amazonas em Santarém. A obra aborda a problemática da contaminação causada pelo mercúrio proveniente do garimpo ilegal de ouro, um cenário que se desenrola através da união do teatro e da fotografia analógica.

Fotografia Analógica e o Legado Indígena

Durante a apresentação, o público é convidado a acompanhar a revelação de imagens em um laboratório fotográfico construído no palco. As fotos foram capturadas em assembleias indígenas e festivais da região, utilizando a técnica analógica e o elemento químico do mercúrio, que, em conjunto com o garimpo, causa o desaparecimento das existências. A peça busca, assim, resgatar a vida e a resistência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maternidade e Resistência Indígena

Outro ponto central da obra é a maternidade como força protetora diante da destruição ambiental. Mulheres indígenas Munduruku estão na linha de frente na defesa do rio. A diretora Gabriela Carneiro da Cunha relata a fala de Edilene Munduruku: “Temos que trabalhar com a mãe do rio”. A peça convida nove membros do público a assumir simbolicamente o papel de “mães”, reforçando o chamado à defesa da vida e da resistência indígena.

Informações Adicionais

Espetáculo: Tapajós

Leia também:

Período: Até 28 de setembro

Dias e Horários: Quintas, sextas e sábados às 20h; domingos às 18h

Local: Sesc Avenida Paulista, São Paulo (SP)

Ingressos: Disponíveis para compra.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.